Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Joarez Schmitt
Título: Protótipo de Software de Comunicação Utilizando Comunicação em Grupo Spread
 
Introdução:
Com a popularidade da Internet, cada vez mais faz-se uso de programas de comunicação que permitem duas ou mais pessoas conversarem entre si, seja por mensagens de texto, voz ou vídeo, fazendo desta forma com que os telefones tenham um uso menor para a sua finalidade primordial que é a transmissão de voz.
Os programas de comunicação começaram a se popularizar com o aparecimento do Internet Relay Chat (IRC) juntamente com a Internet, durante a década de 90. Anteriormente ao IRC existiam outros programas, como por exemplo, o MultiUser Talk (MUT), usado em Bulletin Board System (BBS), mas estes sem muito destaque devido a vários problemas de funcionamento e a restrição de uso na Internet.
Com um maior conhecimento sobre a tecnologia Peer-to-Peer (P2P), em 1996 foi desenvolvido um programa de comunicação com um conceito totalmente diferente dos usados até então. O programa ICQ (abreviação fonética para I Seek You), desenvolvido pela empresa israelense Mirabilis (ICQ INSTANT MESSENGER, 2004), utilizou um servidor central no qual todos os clientes conectavam-se recebendo uma lista de endereços Internet Protocol (IP) referentes aos clientes que tinham interesse em estabelecer conexão. Desta forma, as mensagens não relevantes ao servidor são encaminhadas diretamente de um cliente ao outro, amenizando drasticamente o tráfego de informações no servidor.
Atualmente vários estudantes e professores encontram-se freqüentemente conectados à Internet, embora não estejam interconectados entre si, tornando assim qualquer possibilidade de troca de idéias e arquivos inexistente, ou lenta e rudimentar, quando existente. De forma geral, as pessoas recorrem ao sistema de e-mail quando desejam transmitir algum documento ou alguma informação, devido à completa difusão deste método mesmo entre os mais leigos. E-mails são realmente eficientes quando a necessidade resume-se a informar determinado fato, mas acabam se tornando totalmente inconvenientes quando se deseja obter um retorno imediato do destinatário, como em uma discussão.
Os sistemas de comunicação P2P atuais resolveriam o problema, porém não seriam interessantes para a utilização em uma instituição, visto que se tratam de programas com códigos-fonte fechados e proprietários, impedindo assim qualquer implementação, correção ou adaptação específica para a instituição. O fato de estes softwares existentes serem administrados e mantidos por empresas privadas, gera também inseguranças e incertezas, já que estes podem deixar de existir e de funcionar a qualquer momento, tornarem-se pagos, ou até mesmo fazerem mal uso das informações enviando-as a destinatários desconhecidos.
Tendo em vista as circunstâncias até aqui apresentadas, propõem-se com o protótipo desenvolvido neste trabalho uma solução que possibilite a comunicação entre duas ou mais pessoas, transferências de arquivos e que possa servir de base para futuras implementações de novos recursos relevantes à Universidade Regional de Blumenau. Para se alcançar tais objetivos de forma eficiente, empregam-se tecnologias recentes como o Peer-to-Peer (P2P) e a comunicação em grupo.