Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Anderson Rodrigo Janke
Título: Busca Distribuída Utilizando Comunicação em Grupo para a Resolução do Problema 8-Puzzle
 
Introdução:
Segundo JBOnline (2003), estimou-se pela Fundação Getúlio Vargas que o Brasil possuiria 22,4 milhões de computadores em 2003. Nas grandes empresas, havia em 1988 um computador para cada três usuários, enquanto que no final de 2002 havia um computador para cada 1,1 usuários.
Nas empresas e instituições, geralmente os computadores encontram-se conectados a uma rede interna, e com o advento da internet comercial, grande parte destes interligaram-se aos de pequenas empresas e até mesmo aos domésticos. A maioria destes computadores, mesmo estando interligados, trabalham de forma independente e passam a maior parte do tempo ociosos.
Agrupando os computadores de uma área geográfica, ou até mesmo de uma única empresa ou instituição, tem-se uma grande estrutura computacional que, tendo sua capacidade de memória e processamento compartilhada, pode oferecer um desempenho superior se comparado aos computadores mais robustos existentes hoje no mercado.
Através do conceito de sistemas distribuídos, é possível dividir as tarefas entre mais de um computador, oferecendo estrutura para aplicações que necessitam de um grande poder de processamento. Há inclusive projetos que buscam membros que possuam computadores conectados à internet e que através de um sistema distribuído fazem uso do poder de processamento não utilizado destes computadores. É o caso do projeto Seti@home (SETI@HOME, 2003), que busca por inteligência extraterrestre, e do United Devices Cancer Research Project (GRID, 2004), que busca a cura do câncer. Ambos possuem o código fonte
fechado.
Um dos problemas neste tipo de contexto é a gerência da comunicação entre os processos, e é neste ponto que a tecnologia da comunicação em grupo oferece subsídios para abstrair este tipo de controle do restante da aplicação. Fazendo-se uso de um mecanismo de comunicação em grupo, o programador não terá que preocupar-se com o desenvolvimento de toda a estrutura de comunicação, bastando apenas optar pelo mecanismo que melhor atende suas necessidades e saber como integrá-lo com a aplicação.
Desta forma, propõe-se através deste trabalho o desenvolvimento de um protótipo que demonstre a resolução do problema 8-Puzzle, clássico na área da inteligência artificial, cuja busca pelo resultado depende de grande volume de memória e alto poder de processamento por realizar busca em volumosas estruturas de dados. Para alcançar este resultado de forma eficiente, empregar-se-á o conceito de sistemas distribuídos e a tecnologia de comunicação em grupo.