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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Fachini
Título: Protótipo de Ferramenta/Plug-in para Geração de Imagens 3D a partir de Imagens Raster 2D em Grayscale para o Photoshop
 
Introdução:
Observando o atual mercado da área gráfica, verifica-se que muitos profissionais que trabalham com CG, assim como profissionais que necessitam de imagens tridimensionais de fácil e rápido desenvolvimento, para serem utilizadas principalmente para trabalhos gráficos para a internet, dificilmente encontram no mercado uma solução barata e simples para a geração das mesmas. Para auxiliar esses profissionais foi desenvolvido um protótipo de um plug-in para o programa gráfico Photoshop, por este ser um software amplamente utilizado pelos profissionais já mencionados e por possibilitar a inclusão de plug-ins externos ao mesmo. Designa-se plug-in uma ferramenta incorporada ao Photoshop, e a outros programas, visando à inclusão de novos métodos e técnicas para aprimorar, facilitar e incluir novos recursos ao respectivo software ([ALS1995]). O Photoshop é um programa gráfico que trabalha essencialmente com imagens 2D, podendo converter estas imagens em diversos formatos: RGB, CMYK, grayscale (imagens que podem chegar a ter 256 tons de cinza) etc ([MCC1999]). O protótipo proposto trabalha somente com imagens em grayscale. O Photoshop, por se tratar de um aplicativo para necessidades genéricas em editoração gráfica de ambientes bidimensionais, não permite ter-se um ambiente apropriado para a geração e manipulação de imagens tridimensionais ([MCC1999]). A implementação tem por objetivo proporcionar como resultado a visualização da imagem original, bidimensional grayscale transformada em tridimensional, conforme a escala de tons de cinza presentes na mesma; também permite a inspeção por parte do usuário de uma forma dinâmica através de uma interface amigável, que possibilita um caminhamento ao redor do objeto (gráfico) proporcionando vários ângulos de visão. Para o desenvolvimento desta ferramenta utilizou-se a biblioteca gráfica OpenGL. Para a representação da superfície tridimensional foram utilizados vetores perpendiculares a imagem raster. Sendo que cada ponto (pixel) desta, terá um vetor com a altura igual ao valor deste ponto. Como resultado ter-se-á uma aproximação da superfície tridimensional, o qual dependerá da resolução e do contexto da imagem. Este trabalho apresenta um estudo sobre a criação de plug-ins para o Photoshop utilizando o ambiente de programação Visual C++ 6.0, bem como a implementação, para demonstração, de um plug-in que proporciona a geração de imagens 3D a partir de imagens raster 2D em grayscale.