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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Alexandre Brandelli Tomedi
Título: Protótipo de um Sistema para Auxílio ao Treinamento da Percepção Musical
 
Introdução:
A música é uma arte difundida entre todas as gerações e culturas, e existe desde os primórdios da existência humana. Segundo Ribeiro (1965), música é a arte de combinar sons de modo a produzirem sensações agradáveis ao ouvido e despertarem na alma emoções especiais. Conforme o homem evolui, a música evolui juntamente, mas certos fundamentos, permanecem inalterados, pois são deles que se derivam todos os conceitos musicais básicos, tais como notas, intervalos, acordes e melodias. Como nas outras artes, a música vem sendo difundida e passada adiante as novas gerações através de professores, que ensinam a teoria musical, e a técnica necessária para se aprender a tocar determinado instrumento. Para que um músico tenha total domínio sobre seu instrumento, ele precisa dominar, tanto a teoria, quanto a prática, e isso inclui um ouvido bem treinado, a habilidade de distinguir diferentes combinações de notas musicais pode ser chamada tecnicamente de percepção musical. Sem uma boa percepção musical dificilmente chegar-se-á a uma boa proficiência em qualquer instrumento musical. E como esses sons podem ser reproduzidos para que se aprenda uma música através da percepção musical? Pode-se ouvir um outro músico executando esta melodia, ouvi-la em uma gravação, ou até mesmo com o advento da computação, utilizando-se a ferramenta certa, pode-se gerar esses sons automaticamente através de uma programação prévia da teoria musical. Com o atual aparato técnico disponível, é possível o desenvolvimento de softwares para gerar sons alternados, percorrendo toda a escala de notas, e todos os seus intervalos, fazendo com que o treinamento da percepção musical não tenha mais que se limitar às aulas práticas com um professor. Utilizando-se a tecnologia MIDI, pode-se desenvolver esse tipo de sistema. Segundo Vaughan (1994), Musical Instrument Digital Interface (MIDI) é um padrão da indústria desenvolvido no início da década de 1980 que permite que os sintetizadores de música e som de diferentes fabricantes se comuniquem entre si enviando mensagens via cabos conectados nos dispositivos. Dentro da MIDI há também um protocolo para passar descrições detalhadas de uma partitura musical, tais como notas, as seqüências de notas e qual instrumento as tocará. Uma mensagem concisa da MIDI pode provocar um som ou uma seqüência de sons complexa para ser tocada em um instrumento ou sintetizador. Esta proposta de trabalho de conclusão de curso prevê o desenvolvimento de um sistema para treinamento de percepção musical. O sistema em questão será desenvolvido em forma de um jogo, utilizando uma interface gráfica onde o usuário escolhe o nível de dificuldade, e as opções a serem treinadas (escala, acorde, intervalo, etc.), o sistema então deverá gerar uma seqüência de sons para que o usuário tente decifrar. A cada som gerado são contabilizados os acertos e erros, para que, ao final do “jogo”, o usuário possa medir seu desempenho através da pontuação alcançada. O sistema também deverá guardar um histórico de cada usuário através do armazenamento de scores percentuais, para verificação da evolução dos usuários ao longo da realização de mais seções práticas.