Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Christian Rogério Câmara de Abreu
Título: Desenvolvimento do Módulo M-learnig para um Ambiente de Aprendizagem E-learnig Utilizado na FURB
 
Introdução:
O ensino tradicional perpetuado por mais de dois mil anos, já não cumpre de forma adequada com as expectativas que o mercado exige. O Electronic Learning (E-Learning) esta propondo uma evolução no ensino. Uma das vantagens do uso do E-Learning é de funcionar em tempo real, pois está sempre disponível na medida da necessidade do usuário. Com a globalização disseminou-se o uso de novas tecnologias da informação. Logo, é necessário quebrar paradigmas, oferecendo aos docentes e discentes a possibilidade de trabalhar utilizando a filosofia do E-Learning para atender as expectativas que o atual panorama educacional impõe (WANADOO, 2004). O surgimento de novas tecnologias no mundo faz alunos e professores sentir a necessidade de sua utilização. Para atender as tendências e as novas necessidades é indispensável que o ambiente E-Learning esteja constantemente sendo adequado às novas tecnologias. O uso de E-Learning disponibiliza ao aluno um ambiente que permite condições para ocorrer o aprendizado. Canalys (2004) realizou uma pesquisa onde mostrou que ocorreu um crescimento de 45% do mercado de dispositivos móveis durante o segundo trimestre de 2004. Durante esse período as unidades móveis comercializadas chegaram aproximadamente a 6 milhões, superando o montante de 4,1 milhões de dispositivos vendidos no segundo trimestre de 2003. A comercialização de Personal Digital Assistant (PDA) teve um aumento de 26%, enquanto que celulares e dispositivos de voz cresceram as vendas em 70%. Conforme Cerione (2005), o inicio do século vinte um foi marcado pelo desenvolvimento e disponibilização das aplicações baseadas em Web, porém o ano 2005 está prometendo ser um marco no que diz respeito às aplicações móveis. Atualmente há uma expansão na comercialização de dispositivos móveis em todo o mundo. Na Universidade Regional de Blumenau (FURB) os professores e alunos que possuem celular ou PDA, poderão instalar aplicações J2ME, bem como comunicar o dispositivo com o computador e internet. Logo neste nicho, que é formado pela comunidade acadêmica provida de unidades móveis, poder-se-ia disponibilizar softwares focados na aprendizagem. Conforme ABE Highland Council (2003), após o surgimento do E-Learning, o Mobile Learning (M-Learning) indicou a nova geração de tecnologia da informação a ser utilizada no processo de aprendizagem. A tecnologia disponibiliza ao aluno o acesso ao ambiente M-Learning, permitindo reservar qualquer horário para o aprendizado, independente do lugar caracterizando o tratamento individualizado. Desta forma, o aprendizado móvel se caracteriza como um facilitador de distribuição dos materiais de ensino, pois oferece acesso através de dispositivos móveis tais como PDA e telefone celular. Em março de 2002 foi formado o Grupo de Pesquisa Sistemas de Informação em Ambiente de Aprendizagem (SIAA), o qual desenvolveu um ambiente de aprendizagem E-Learning chamado Online Medias. Este trabalho de conclusão de curso salienta a aplicação de um módulo M-Learning chamado M-Medias, para o Online Medias. O software M-Medias é para utilização em dispositivos móveis, tais como celular e PDA. Os softwares Online Medias e M-Medias foram desenvolvidos na língua inglesa devido a participação em congressos internacionais e também vislumbrando a possibilidade de exportação dos softwares, logo exige o conhecimento da língua inglesa para o usuário ter o entendimento de utilização.