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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernanda Corrêa Mazzi
Título: Sistemas de Informação aplicado na avaliação Institucional
 
Introdução:
A avaliação das universidades brasileiras é uma ferramenta poderosa para as necessárias mudanças na educação superior, visando a melhoria na qualidade e maior aproximação com a sociedade contemporânea. Conforme Freitas (1997), a avaliação é um tema relevante para as universidades brasileiras, não sendo apenas mais um modismo. Nos últimos anos, ganhou profundidade, tornando-se assim um instrumento necessário à re- orientação de rumos na condução da eficiência e da qualidade dos serviços oferecidos por este tipo de organização. Conforme CESCAGE (2002), a sociedade brasileira está vivendo um momento histórico que busca cada vez melhores e mais adequadas formas de investigação da realidade educacional e da formação de quadros que consigam interpretar esta realidade.
A necessidade de renovar a universidade, de buscar caminhos para que ela consiga se adaptar à realidade e às exigências dos novos tempos, é premente nos últimos anos. No âmbito do ensino superior brasileiro, é possível afirmar que sua rápida e notória expansão nos últimos anos, resultou num considerável número de análises e reflexões sobre a qualidade dos cursos de graduação oferecidos (BARROS, 1999).
Segundo COMAVI (1999), é bastante expressivo o universo a ser atingido pelo processo de avaliação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A partir de 1995 a Instituição resolveu comprometer-se com um processo de avaliação dela mesma, não apenas por um momento, e sim de caráter constante e renovado. Tal fato permite uma visão praticamente global da Instituição, o que facilita o redimensionamento da política e dos planos para a Universidade.
Com o grande avanço tecnológico, pode-se considerar que um dos fatores fundamentais para o bom êxito das universidades é o uso eficiente da informação. Como passou a existir uma crescente demanda e sofisticação na tecnologia da informação, tanto na área de software quanto na de hardware, a utilização de Sistemas de Informação (SI) torna-se fundamental para o desenvolvimento das instituições de ensino, em particular, as universidades. De acordo com Dalfovo (2000), os administradores necessitam estar sempre muito bem informados, pois a informação é a base para toda e qualquer tomada de decisão. Os SI, hoje, são a última moda no mercado, ou seja, o recente aprimoramento da moda é utilizado nas estruturas de decisões e, quando aplicado de forma correta, trará resultados positivos.
Os SI tornaram-se um fator indispensável para dar apoio às operações e à tomada de decisões. De acordo com Dalfovo (2000), os SI são tipos especializados de sistemas, utilizados de forma cada vez mais intensa em processos decisórios. Segundo Rodrigues (1996), os SI podem ser divididos de acordo com as funções administrativas, que, à mercê de suas características próprias, foram sendo tratadas de forma individualizada, entre os quais encontram-se: Sistema de Processamento de Transações (SPT); Sistema de Automação de Escritório (SAE); Sistema de Informação Gerencial (SIG); Sistemas Especialistas (SE); Sistema de Informação para Executivos (EIS); Sistema de Informação de Suporte à Tomada de Decisão (SSTD). Para este trabalho será utilizado o SSTD, para auxiliar de forma interativa a Comissão de Avaliação Institucional (COMAVI) na tomada de decisões a partir do processo de avaliação da dimensão interna da FURB.
Segundo COMAVI (1999), a dimensão interna é efetivada mediante consulta à comunidade universitária constituída do corpo discente, corpo docente e servidores administrativos. Há ainda a avaliação da dimensão externa, que é feita por uma comissão de especialista e sondagem junto à sociedade, abrangendo ex-alunos, profissionais e instituições que fazem uso dos diversos serviços prestados pela FURB, mas atingir a dimensão externa não é o objetivo deste trabalho. A avaliação do ensino, na verdade, procura compreender os principais elementos que contribuem para o desenvolvimento qualitativo da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Com relação ao ensino ocorre auto-avaliação por parte dos professores e dos alunos, bem como mútua avaliação por ambas as partes, com base em diversas variáveis agregadas nas seguintes categorias: desempenho do professor, desempenho do aluno, condições do curso e infra-estrutura da Instituição à disposição do ensino.
Os objetivos da avaliação do ensino são: encarar a avaliação do ensino como uma questão otimista, tendo em vista a dignificação das funções docentes; despertar nos professores e alunos uma conscientização dos fatores determinantes para a qualidade e sucesso do ensino; promover uma atitude mais participativa e responsabilizada dos alunos no desenvolvimento de ensino-aprendizagem; oportunizar aos professores elementos que lhes facilitem o reajuste de conteúdos e de métodos de ensino e incentivar a comunidade universitária para uma permanente reflexão e autocrítica em sua participação em nível de Instituição. (COMAVI, 1999, p. 32).
A avaliação abrange todas as disciplinas e docentes em efetivo exercício de todas as turmas do curso avaliado. Os resultados finais ficam, primeiramente, à disposição dos sujeitos da avaliação e, posteriormente, da Instituição para uma possível tomada de decisão com relação ao redimensionamento de eventuais ações que visem a uma maior qualidade institucional. Atualmente o processo de avaliação do ensino na FURB é realizado mediante análise pelos alunos e professores, das diversas variáveis presentes nos formulários, cujas respostas são coletadas em cartão específico para posterior processamento eletrônico. A coleta dos dados dos alunos é realizada em sala de aula com orientação e acompanhamento de um aplicador. Os professores, no entanto, recebem o formulário para avaliação através de seu Departamento.
Após a coleta dos formulários preenchidos manualmente, estes são lidos por um coletor de dados, gerando um arquivo em formato de texto. Estes dados são transferidos manualmente para uma base de dados em Access. Extraídos estes dados, são gerados gráficos em planilhas eletrônicas e com isso é montado manualmente um relatório inserindo estes gráficos. Para que estes processos não sejam mais feitos manualmente, uma solução é a transformação destes processos manuais em informatizados via WEB, desde o preenchimento dos formulários por professores e alunos até a geração dos gráficos, evitando assim erros na transcrição de dados e aumentando a confiabilidade dos dados.
Como grande parte dos processos realizados na FURB são informatizados, visou-se informatizar totalmente o processo de avaliação institucional. Esta informatização pode ajudar a COMAVI na tomada de decisões para o desenvolvimento do ensino, pois são disponibilizadas informações gráficas e controles, contribuindo assim na identificação do nível de qualidade da Universidade. As informações gráficas apresentam comparativos demonstrando o relacionamento entre o professor e a disciplina, o aluno e a infra-estrutura. Por fim, o sistema deverá ser integrado ao Ambiente de Aprendizagem LearnLoop, o qual já está sendo utilizado por alunos e professores da FURB.