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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alencar Barbieri
Título: Ambiente de Aprendizagem para Auxílio na Disciplina de Empreendedor em Informática
 
Introdução:
Para Tofler (1980), as grandes ondas de mudanças da sociedade se dividem em três: Primeira Onda (sociedade agrícola); Segunda Onda (sociedade industrial); Terceira Onda (Sociedade da Informação). Está se vivenciando a Terceira Onda, a qual é a sociedade da informação. Nela sistematiza-se a produção do conhecimento e amplia-se o potencial dos cérebros. Para usar uma metáfora industrial, produz-se agora o conhecimento, a informação, em massa, e essa informação é a força que move a economia. Segundo Stair (1998), dados são fatos em sua forma primária e informação é um conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si. Conforme Freitas (1992), a informação é o produto da análise dos dados existentes nas empresas que transmite conhecimento e pode auxiliar o executivo na tomada de decisão. De acordo com Dalfovo (1999), existe desde o segundo semestre de 1996, na Universidade Regional de Blumenau, a disciplina de Empreendedor em Informática, a qual é ministrada para acadêmicos do 8° semestre do curso de Bacharelado em Ciências da Computação e, possui como objetivo principal desenvolver o espírito empreendedor dos alunos. Como produto final da disciplina, os alunos devem apresentar uma idéia de negócio na forma de plano de negócio que necessita um grande volume de informações, algumas destas difíceis de se obter. O plano de negócio é importante, pois torna a oportunidade de negócio mais clara, explica porque ela existe e explora como se deve aproveitá-la. O plano de negócio identifica com facilidade riscos, problemas, lucro à longo prazo, necessidades financeiras e de caixa, produtos ou serviços, oportunidades de mercado, métodos e técnicas de fabricação, além de proporcionar, ao empreendedor, valiosos conhecimentos e experiência profissional (Dalfovo, 1999). De acordo com Dornelas (2001), o plano de negócio deve ser desenvolvido em quatro módulos: o primeiro deve tratar de informações sobre a empresa que se pretende criar; o segundo deve tratar de informações relacionadas ao produto que a empresa desenvolverá; o terceiro deve informar as estratégias de marketing que a empresa utilizará; o quarto e último módulo deve apresentar todas as informações relacionadas à parte financeira do negócio. Com a presença dos microcomputadores e redes permitiram a introdução de novas possibilidades para educação, como ambientes de aprendizagem, que se transformaram em ferramentas para auxílio na aprendizagem, disponibilizando informações organizadas para facilitar o estudo de determinado assunto, tais como a criação de planos de negócio. Conforme Baranauskas (1999), o grande avanço tecnológico atual, as redes de computadores, em especial a internet, que permite conectar pessoas espalhadas pelo mundo todo, tem sido o novo impulso e a nova promessa em direção ao uso da tecnologia de informação e comunicação para um entendimento mais amplo da educação, viabilizando funções em que não só os alunos, mas os próprios professores possam desenvolver suas atividades de modo cooperativo. Por intermédio da internet, os alunos têm a chance de acessar e explorar novas bases de dados, conhecendo novas e diferentes realidades, acumulando conhecimentos e informações que, mais tarde serão refletidas e estudadas ajudando a aquisição do conhecimento através de ambientes de aprendizagem. Segundo Valente (1999), um ambiente de aprendizagem consiste na associação de diferentes recursos (materiais, computacionais, humanos) em torno de um processo dinâmico de ensino e de aprendizagem. Tais recursos são estrategicamente associados para potencializar ao máximo o ato de aprender, seja por livre descoberta, através de atividades lúdico-pedagógicas ou em situações de trabalho cooperativo. Khan (2001) define que para desenvolver um ambiente de aprendizagem é necessário que o mesmo comporte oito dimensões: institucional, pedagógica, tecnológica, design de interface, avaliação, gestão, recursos de apoio e ética, sendo que estas oito dimensões devem permanecer relacionadas entre si. A utilização de ambiente de aprendizagem na educação além de auxiliar os acadêmicos, ajuda-os a terem uma base acadêmica, capacidade e iniciativa para a solução de problemas, habilidades de comunicação e de trabalho em equipe. Para atender a essas demandas, os métodos tradicionais de ensino utilizados na maioria das instituições de nosso país devem sofrer uma revisão. Com base neste estudo, identificou-se a necessidade de aplicar um ambiente de aprendizagem na disciplina de Empreendedor em Informática no Curso de Bacharelado em Ciências da Computação (BCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Inicialmente foi utilizado na disciplina um site na WEB onde os acadêmicos tinham acesso à informações sobre a disciplina. Posteriormente foi utilizado o LearnLoop, que é um ambiente de aprendizagem onde os acadêmicos podem enviar suas avaliações para correção porém não podem ter o acompanhamento das notas da avaliação. Como solução observou-se a necessidade de se criar um site mais específico para a disciplina onde o acadêmico seja orientado no desenvolvimento do seu plano de negócio, controle de avaliações, acesso de notas e informações diversas relacionadas a disciplina. Para tal será desenvolvido um ambiente como site na Web, onde o aluno terá todas as informações necessárias para o acompanhamento da disciplina, além do material (apostilas, links, arquivos). Através deste ambiente de aprendizagem, o acadêmico efetuará a entrega para avaliação dos vários módulos que constituem o plano de negócio e acompanhar no decorrer da disciplina as notas obtidas e as observações feitas pelo professor em cada módulo. Ao finalizar o plano de negócio, o aluno deverá cadastrar sua empresa em uma feira simulada, onde as pessoas através do voto poderão decidir qual empresa apresenta a idéia de negócio mais interessante. Ao final da disciplina o acadêmico decidirá se deseja ou não gerar seu plano de negócio no ambiente. Por fim, os dados serão armazenados em um banco de dados Oracle. O ambiente de aprendizagem será desenvolvido baseado na metodologia de Análise Estruturada com suporte da ferramenta Power Designer. Para implementação serão utilizadas as linguagens PHP e HTML.