Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Heleno Fülber
Título: Ambiente Educacional Baseado em Sistemas de Informação Aplicado à Saúde na FURB Via WEB
 
Introdução:
Conforme Stair (1998), sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos, já Sistemas de Informação é uma série de componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback, que é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. Para Prates (1999), os elementos que constituem um Sistemas de Informação são: a informação (dados formatados, textos livres, imagens e sons), os recursos humanos (pessoas que coletam, armazenam, recuperam, processam, disseminam e utilizam as informações), as tecnologias de informação (o hardware e o software usados no suporte aos Sistemas de Informação) e as práticas de trabalho (métodos utilizados pelas pessoas no desempenho de suas atividades). O Sistemas de Informação nas empresas estão passando por algumas mudanças. Primeiramente as empresas estavam trabalhando para conseguir gerar e implantar informações nos computadores. Hoje em dia as informações já são de fácil geração e implantação, portanto, as empresas necessitam de informações operacionais, gerencias e executivas, para poderem tomar decisões rápidas neste mercado globalizado (Dalfovo, 2000b). Conforme Prates (1999), um Sistemas de Informação deve apresentar informações claras, sem interferência de dados que não são importantes e deve possuir um grau de precisão e rapidez. Para ser possível à organização obter essas informações auxiliando na tomada de suas decisões é preciso que possua tecnologia no gerenciamento da informação. A principal ferramenta para organizar as informações é o banco de dados. Porém, de acordo com Oliveira (1998), os bancos de dados que armazenam as transações diárias das empresas foram feitos para responder a questões simples, revelando dificuldade para responder as pesquisas que necessitam relacionar dados em diversas tabelas. Entre outras tecnologias existentes no mercado o Data Warehouse (DW) é uma que pode auxiliar nesta dificuldade. De acordo com Inmon (1997), um sistema de Data Warehouse é composto, entre outras ferramentas, de um banco de dados, para onde somente as informações necessárias para a tomada de decisões são carregadas, vindas de bancos operacionais. Como este novo banco de dados contém apenas as informações necessárias, as pesquisas feitas sobre ele são rápidas e podem responder a questões complexas. Para armazenar os dados no Data Warehouse a partir da Internet surgiu uma nova filosofia, o Data Webhouse. Segundo Kimball (2000), devido a grande expansão da Internet iniciou-se a necessidade de armazenar o perfil dos usuários da Internet, onde, trazer o perfil para o Data Warehouse significa trazer comportamentos para o Data Warehouse. A seqüência de cliques é potencialmente um registro do comportamento dos usuários, e o objetivo do Data Webhouse é capturar, analisar e entender o comportamento dos usuários que clicam nos sites da Internet. Com a rápida evolução e mudanças tecnológicas, torna-se fundamental que as pessoas tenham grande rapidez nas suas decisões, sendo assim, precisam ter em mãos informações atuais e precisas. Para isso, as informações precisam ser correlacionadas de tal forma que as pessoas possam tomar decisões mais facilmente e trabalhar com cenários futuros. A utilização de Sistemas de Informação baseado em Data Warehouse pode vir a facilitar as pessoas no processo decisório com a obtenção de dados e de conteúdos relevantes para as organizações das mais diversas áreas. Como exemplo tem-se a aplicação na área metalúrgica, ambiental, na saúde entre outras. Conforme Sabbatini (2001), o setor da saúde ainda está relativamente atrasado no que se refere ao acesso e uso da Internet, particularmente nos países subdesenvolvidos. No entanto, é o setor que apresenta as possibilidades mais revolucionárias, observando-se um crescimento explosivo no número de aplicações da Internet nesta área, denotando um grande potencial para transformar radicalmente a pesquisa na ciência da saúde, educação e assistência ao paciente, assim como a prática na gestão do sistema de saúde. A partir deste cenário em março de 2000, desenvolveu-se um grupo de trabalho que ficou lotado nas dependências do Laboratório Programa Temático em Ciência da Computação (Protem-CC) do Departamento de Sistemas e Computação (DSC) e ao qual denominou-se de Protem - Sistemas de Informação Aplicado à Saúde (Protem - SIAS). O Protem - SIAS é um projeto composto pelos Centros de Ciências Exatas e Naturais e do Centro de Ciências da Saúde, vinculado a Pró - Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias e integrado nas metas do Projeto de Modernização do Ensino e Novas Tecnologias (MENTEC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Em particular, está sendo aplicado no curso de medicina da FURB. O curso de medicina da FURB vem passando pôr uma ampla reforma curricular, sendo que alguma das principais diretrizes desta reforma é baseada em uma modernização integral metodológica do ensino médico com a inserção de novas tecnologias. Com este propósito, uma das ferramentas utilizadas pela universidade é o ambiente de aprendizado à distância Learn Loop. Porém, este ambiente se limita a oferecer relatórios estatísticos sobre sua utilização, não apresentando nenhum acompanhamento dos acadêmicos que realizam suas atividades, como pôr exemplo a vinculação de perguntas a tópicos buscando identificar assuntos onde tenham ocorrido falhas no processo de aprendizado. Com a realização deste trabalho desenvolvido juntamente com o Protem - SIAS, através da criação de um ambiente de aprendizagem via Web que realize um acompanhamento das atividades realizadas pelos acadêmicos, pretende-se melhorar a interatividade docente discente, possibilitando um melhor acompanhamento do professor junto aos acadêmicos e identificando possíveis falhas no processo de aprendizado, permitindo com isso uma administração estratégica do estudo acadêmico.