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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Anderson Carvalho Guerra
Título: Aplicação do Siego Numa Indústria de Confecção Baseado em Data Warehouse
 
Introdução:
Em virtude dos grandes avanços tecnológicos existentes, pode-se considerar que um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações é o uso eficaz da informação. Com isso, a informatização para atender às necessidades básicas do negócio das empresas, torna-se portanto, indispensável. Segundo Freitas (1992), a informação é o produto da análise dos dados existentes nas empresas que transmite conhecimento e pode auxiliar o executivo na tomada de decisão. Quem tiver mais informação e com qualidade poderá ser mais competitivo no mercado, o que implica conseqüentemente para as empresas a necessidade da implantação de um sistema com o propósito básico de alcançar seus objetivos. Segundo o mesmo Freitas (1992), sistema é um conjunto de partes interdependentes que juntas, formam um todo para exercer uma dada função. Considera-se um ambiente de sistema como sendo um conjunto de informações pertencentes ao sistema, sendo que, qualquer mudança no sistema, como a moeda corrente por exemplo, pode mudar ou alterar as informações do mesmo. Quando as empresas não são informatizadas, os executivos geralmente recebem enormes relatórios, muitas vezes com utilidades duvidosas. Um sistema informatizado vem justamente permitir que os executivos tenham grande versatilidade em suas decisões, e que possam, através dele, ter sempre em mãos informações precisas e atualizadas. Essa forma informatizada de manter o executivo preparado leva-nos portanto a outro conceito, os Sistemas de Informação. De acordo com Dalfovo (2001), o Sistemas de Informação1, quando corretamente aplicado, trará, certamente, resultados positivos às empresas. Caso contrário, torna-se difícil sua implementação até mesmo por seu alto custo. Com isso, o Sistemas de Informação é dividido de acordo com as funções administrativas, que foram sendo tratadas de forma individualizada, resultando na criação de vários sistemas para ajudarem os executivos, nos vários níveis hierárquicos, a tomarem decisões, destacando-se: a) Sistema de Informação para Executivos (EIS); b) Sistema de Informação Gerencial (SIG); c) Sistema de Informação de Suporte à Tomada de Decisão (SSTD); d) Sistema de Informação Estratégico para o Gerenciamento Operacional (SIEGO), que mais especificamente, será abordado neste trabalho. 1 O termo “o Sistemas de Informação” será utilizado a partir deste momento de acordo com Dalfovo (2001) A metodologia SIEGO pretende ter um grande impacto na estratégia corporativa e no sucesso da organização. Este impacto pode beneficiar a organização, os executivos das organizações e qualquer indivíduo ou grupo que interagir com o mesmo. A metodologia SIEGO pode ser utilizada como o gerenciador das informações necessárias aos executivos e tomadores de decisões das organizações. Pretende-se através desta metodologia, fornecer aos executivos as informações necessárias e relevantes para cada decisão a ser tomada, tanto a nível estratégico, quanto tático e operacional na organização. O aumento da complexidade interna e externa na organização faz com que a tomada de decisão por parte dos executivos torna-se, conseqüentemente, mais complexa. Portanto, para que o executivo tenha condições de tomar a decisão certa, sem agir por impulsos ou por palpites é necessário que o mesmo tenha em suas mãos, informações mais eficientes e eficazes e que, propiciem uma identificação real das necessidades organizacionais. De acordo com Oliveira (1998) toda empresa tem informações que proporcionam a sustentação para as suas decisões. Entretanto, apenas algumas tem um sistema estruturado de informações gerenciais, que possibilita otimizar o seu processo decisório. As empresas que estão neste estágio do processo evolutivo seguramente possuem vantagens empresariais interessantes. Para o processo decisório as empresas precisam de informações históricas e este conceito é chamado de Data Warehouse (DW) que pode ser traduzido como armazém de dados. Data Warehouse é um banco de dados que armazena dados sobre as operações da empresa (vendas, compras, etc) extraídos de uma fonte única ou múltipla e transforma-os em informações úteis, oferecendo um enfoque histórico, para permitir um suporte efetivo à decisão (Inmon, 1997). Um dos mais importantes aspectos do projeto do DW é a questão da granularidade. A granularidade se refere ao nível de detalhes ou de resumo contido nas unidades de dados existentes no DW. Quanto maior o nível de detalhes, mais baixo é o nível de granularidade. A granularidade é uma das principais questões de projeto, a qual consiste no fato de que ela afeta profundamente o volume de dados que residem no DW e ao mesmo tempo, afeta o tipo da consulta que pode ser atendida. O nível de granularidade afeta diretamente o volume de dados armazenado no DW e ao mesmo tempo o tipo de consulta que pode ser respondida. Outro aspecto importante deste trabalho é o Cubo de Decisão. Conforme Inmon (1997), o Decision Cube - Cubo de Decisão refere-se a um conjunto de componentes de suporte a decisões, que podem ser utilizados para cruzar tabelas de um banco de dados, gerando visões através de planilhas ou gráficos. O Cubo de Decisão pode envolver cálculo quando da carga do Data Warehouse, dos dados que o usuário virá a solicitar, mas que podem ser derivados de outros dados. Quando o usuário solicita os dados, estes já estão calculados, agregados em um Cubo de Decisão. Com o SIEGO baseado em DW, pretende-se disponibilizar um aplicativo para o processamento de informações, possibilitando aos profissionais responsáveis as áreas focadas, uma administração realmente estratégica na tomada de decisão quanto ao gerenciamento operacional de sua organização. Este trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um aplicativo SIEGO, que utilizará os dados a partir das informações levantadas junto a uma indústria de confecção de Blumenau, com relação aos setores financeiro (contas a pagar e a receber), comercial (vendas e marketing) e industrial (produção, controles e administração de materiais), visando auxiliar os profissionais das áreas citadas na tomada de decisões.