Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cristina Alves de Sousa Morais
Título: Protótipo de Sistemas de Informação Aplicado a Administração de Materiais Utilizando Data Warehouse e Conceitos de Data Mart
 
Introdução:
Segundo [INM1997], os Sistemas de Informações e Apoio a Decisões estão no fim de uma longa e complexa evolução, mas continuam ainda a evoluir. À partir de 1960 os Sistemas de Informação consistiam em aplicações individuais que eram caracterizadas por relatórios e programas, o uso de cartões perfurados, arquivos armazenados em fitas magnéticas, com acesso seqüencial. Em 1970, a época de uma nova tecnologia de armazenamento e acesso a dados tinha chegado. Começaram a surgir os banco de dados. Com isso surgiu a necessidade de gerenciamento e controle do banco de dados, o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Mas, as mudanças não acabaram em 1980, o processamento de transações on-line começaram a ser feito sobre banco de dados. Na década de 90, com a rápida evolução e as mudanças tecnológicas, surgiram sistemas especialistas, agentes inteligentes, inteligência artificial, DATA WAREHOUSE, DATA MINING, fazendo com que as empresas reavaliassem seus conceitos sobre o tratamento dado as informações. Atualmente, as grandes empresas vêm passando por processos de reestruturação e mudanças na área de informática e é natural que elas busquem alternativas de armazenamentos de dados e o seu acesso de maneira rápida e confiável. Para isso, os sistemas de informação vieram com o objetivo de auxiliar as empresas, mais especificamente os executivos de alto escalão. Sistemas de informação são sistemas de coleta, armazenamento, processamento, recuperação e propagação das informações. As pessoas que se utilizam desse sistema são tanto do nível operacional quanto tático e ainda do nível estratégico. É possível integrar os executivos através desses sistemas informacionais, fornecendo informações úteis e objetivas para suas necessidades estratégicas e operacionais ( [INM1997] ). De acordo com [PRA1994], sistemas de informação são formados pela combinação estruturada de vários elementos organizados da melhor maneira possível, visando atingir os objetivos da organização. O uso de um sistema de informação usando uma base de dados correta, facilita o gerenciamento das informações e o suporte operacional para novas implementações a esta base. Essas informações tornam-se de mais fácil manipulação e gerenciamento utilizando-se de depósitos de dados por área ou departamento, os quais são chamados de DATA MARTS departamental, que são de fácil acesso e manipulação. DATA MARTS podem ser definidos como depósito de dados especializados, cujo objetivo é atender a todos os detalhes de um determinado assunto, ou departamento. Durante a construção de um DATA MART, deve se levar em conta a sua inserção em um projeto corporativo, evitando o foco puramente departamental. Podem atender as várias necessidades de informações de qualquer departamento. Os DATA MARTS podem ser usados por analistas de negócios, e até executivos para analisar todas as possibilidades de cruzamento de dados, além de segmentações e outras análises disponíveis ( [VAS1999], [EXE1999], [INM1997]). Como esses depósitos de dados são por área ou departamento, a empresa possui vários, um para o setor Financeiro, Marketing, Recursos Humanos, Contabilidade, e conseqüentemente para a área de Administração de Materiais. De acordo com [ARN1999] Administração de Materiais tem a função de coordenar, planejar e controlar o fluxo de materiais, partindo do fornecedor, passando pela produção até o consumidor. Um DATA MART para a área de Administração de Materiais teria a função de armazenar todas os dados desse setor. Esses dados estariam disponíveis nesse banco departamental, consultas e acesso a esses dados podem ser feitas através da técnica On Line Analytical Processing (OLAP). Segundo [BIS1999], a técnica OLAP é constituída de um conjunto de tecnologias especialmente projetadas para dar suporte ao processo decisório através de consultas, análises e cálculos mais sofisticados nos dados armazenados em um DATA MART ou não, realizados pelos seus usuários (analistas, gerentes e executivos). O OLAP é uma nova tecnologia da informação que as empresas estão utilizando para auxiliar seus gerentes nos processos de tomada de decisão. A técnica OLAP permite aos usuários acesso aos dados que descrevem os negócios da empresa, melhorando compreensão, gerenciamento e planejamento dos negócios. Com a técnica OLAP as respostas não são automáticas, trata-se de um processo interativo, em que o usuário formula hipóteses, faz consultas, recebe informações, verifica um dado específico em profundidade e faz comparações. A técnica permite ainda os usuários analisarem os dados em dimensões múltiplas, como região, produto, tempo e vendedor, permitindo acesso às informações gerenciais, oferecendo as funcionalidades necessárias para viabilizar análises sofisticadas, trabalhando com grande volume de dados. Para método de especificação do protótipo utilizar-se-á a Metodologia de Análise Orientada a Objeto. Para a implementação do sistema será utilizado a ferramenta VISUAL BASIC 6.0 e para o armazenamento dos dados o banco de dados Microsoft SQL SERVER 7.0. Para a fase de análise será utilizada como ferramenta o software RATIONAL ROSE e a técnica OLAP para o acesso aos dados que descrevem os negócios da empresa ( [BIS1999] [YOU1990], [MIC1999]).