Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Sales Pinheiro
Título: Protótipo Gerador de Código assembly para o Microcontrolador Pic16f84a a Partir de Fluxogramas
 
Introdução:
As pessoas encontram-se rodeadas de aparelhos eletrônicos que possuem internamente um microcontrolador, e nem mesmo tem consciência disto. Videocassetes, celulares, agendas eletrônicas, vários brinquedos, alarmes de automóvel, são apenas alguns dos exemplos mais comuns (SILVA JUNIOR, 1998, p. 1).
Segundo Silva Junior (1998, p. 1), microcontrolador “é um componente que possui todos os periféricos dos microprocessadores comuns embutidos em uma só pastilha, facilitando assim o desenvolvimento de sistemas pequenos e baratos, embora complexos e sofisticados”. Em resumo, um microcontrolador é um componente eletrônico utilizado para controlar um ou mais processos. E é justamente neste ponto que se insere este trabalho.
O trabalho consiste em implementar um software de suporte para simplificar a programação para microcontroladores devido ao alto grau de dificuldade encontrado durante o aprendizado da linguagem Assembly. Este trabalho complementa o trabalho desenvolvido por Fontanive (1999), que consiste num editor de fluxogramas que gera código Assembly a partir de um fluxograma. Tomando-se como base para o desenvolvimento deste protótipo, são implementados os registradores do PIC16F84A, o tratamento de interrupções, a chamada de sub-rotinas e a interface com outros periféricos através de uma saída para escrita em serial.
O protótipo de editor gráfico implementado gera a partir de um fluxograma criado pelo usuário, o código fonte Assembly em um arquivo texto para o microcontrolador PIC16F84A. A geração do código objeto para o microcontrolador é feita através do montador MPASM (MICROCHIP, 2003), que está integrado ao aplicativo MPLAB (MICROCHIP, 2004). Na realização dos testes do código gerado é utilizado o aplicativo simulador Proteus (ELECTRONICS, 2004).
Para implementação do protótipo foi utilizado o ambiente de programação Delphi, no qual foi instalado o componente ExpressFlowChart (DEVELOPER, 2004), que consiste em formas (shapes) e conexões no estilo de orientação a árvores e permite “modelar” o fluxo do processo do software. Este componente é responsável pela parte gráfica do protótipo (fluxograma) onde estão definidas as figuras.
Este protótipo pode ser empregado em disciplinas como Prática em Arquitetura de Computadores, Sensores e Atuadores ou Automação e Controle, com o objetivo de facilitar e agilizar o aprendizado dos acadêmicos, visto que não é necessário um estudo muito aprofundado da linguagem Assembly.