Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ernani Lopes Isensee
Título: Protótipo de um Hardware Periférico para Mixagem de Músicas Mp3 Utilizando a Porta paralela de um PC Padrão IBM
 
Introdução:
Nos últimos anos surgiram diversos formatos de compressão de áudio digital, os quais foram impulsionados pela Internet e as gravadoras de CD que equipam muitos dos microcomputadores hoje em dia, sendo o MP3 o formato mais difundido, o qual foi desenvolvido pela Fraunhofen Studio situada na Alemanha. A qualidade do áudio obtido em um arquivo utilizando o formato MP3 é similar à qualidade do áudio de um CD, porém com um nível de compactação de 10 a 12 vezes maior.
A princípio, os arquivos de áudio utilizando a compressão MP3 estavam restritos a serem reproduzidos em microcomputadores, porém grandes empresas como a Sony, Creative Labs, Phillips entre outras, investiram, e até então investem muito em equipamentos dotados de microcontroladores capazes de compreender o algoritmo de compressão MP3. Muitos fabricantes fornecem uma gama diversificada destes produtos, sendo eles portáteis, semelhantes a walkmans e diskmans, DVD Players e MP3 Players automotivos.
Após invadir os microcomputadores, DVD Players e automóveis, o MP3 começa a ganhar espaço em uma área no qual o CD atualmente domina, que são as pick-ups dos DJ’s. A grande vantagem da utilização da música digital no formato MP3 é o grande nível de compactação, o que reduz muito a quantidade de CD’s que o DJ precisaria manusear em sua discoteca.
A Visiosonic Ltda é pioneira neste tipo de equipamento, a qual oferece produtos que integram hardware e software, que simulam os equipamentos tradicionais de mixagem utilizando CD’s, porém neste caso são utilizadas músicas no formato MP3. Neste equipamento, a interface utilizada pelo hardware é USB. Por ser um equipamento importado e que necessita de um microcomputador dotado de conexão USB, o custo para a aquisição é muito elevado.
A Carrot Innovations comercializa o Virtual Turntables, que é um software simulador para mixagens e equalização com um custo mais acessível. A grande diferença é que o Virtual Turntables não possui um hardware específico para interface com o usuário, o que dificulta a agilidade em sua utilização, sendo a mesma fundamental ao fazer mixagens em tempo real. Este trabalho implementa um protótipo de uma mesa de mixagem, utilizando a porta paralela como interface com o microcomputador. Por meio desta mesa o usuário poderá comandar as funções principais do Virtual Turntables através de botões (hardware), com isto a interação entre o usuário e o simulador que era através do mouse e do teclado do microcomputador, passará a ser realizada através do protótipo.