Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Freddy Albinus Ullrich
Título: Protótipo de um Hardware Periférico para Mixagem de Músicas Mp3 Via Saída U.S.B.
 
Introdução:
Nos últimos anos, vários formatos de compressão de músicas digitais vêm conquistando o mercado, impulsionados pela internet e pelos computadores com gravadoras de CD. Um dos formatos mais utilizados é o MP3, desenvolvido pela Fraunhofen Studio, da Alemanha. Estes formatos de música possuem qualidade semelhante aos dos CDS convencionais, mas possuem uma taxa de compressão de 10 a 12 vezes maior (GUIA DO MP3, 2002, p.9).
Empresas de grande porte como a Sony estão investindo muito no desenvolvimento de aparelhos eletrônicos que possam fazer uso desta tecnologia, como walkmans, CD players, câmeras digitais etc. Estes aparelhos possuem microcontroladores capazes de entender o algoritmo de compactação MP3.
Microcontroladores são cada vez mais utilizados nos mais diversos tipos de equipamentos eletrônicos. Praticamente todas as pessoas do mundo moderno estão rodeadas deste tipo de aparelho, e nem mesmo tem consciência disto. Os videocassetes, CD players, telefones celulares, agendas eletrônicas, vários brinquedos são apenas alguns dos exemplos mais comuns (FONTANIVE, 1999).
Grandes projetos que antes necessitavam de circuitos analógicos, são agora menos complexos de implementar, substituídos por um pequeno mas potente microcontrolador, como por exemplo o PIC, fabricado pela Microchip Technology (SILVA JÚNIOR, 1997). Os circuitos lógicos que se baseiam na duração ou contagem de pulsos, normalmente ficam bastante complexos se neles forem usados integrados tradicionais. Um só PIC pode fazer o mesmo, em menos espaço, com baixo custo e menor complexidade (FONTANIVE, 1999).
Alem dos microcontroladores, outras tecnologias vêm ganhando o mercado nas mais diversas áreas. Para a comunicação serial, a principal inovação é a Universal Serial Bus (USB). Segundo Axelson (1999) a conexão USB possui um grande leque de vantagens se comparadas aos dispositivos de saídas padrão RS-232, como comunicação de 1,5 megabit por segundo até 480 megabits por segundo (na versão 2.0 do protocolo).
Este trabalho implementa um protótipo de um periférico baseado em microcontrolador PIC que, ligado a uma conexão USB, vai interagir com um software de mixagem de músicas MP3 já existente. Através do protótipo, o usuário fará o controle das principais funções do software, utilizando botões dispostos em uma mesa de controle. Desta forma, a interação com o usuário, que antes era limitada ao mouse, será agilizada através da utilização do protótipo.