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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Luiz Melati da Silva
Título: Protótipo de um Hardware para Controle de Freqüência Acadêmica
 
Introdução:
As universidades são centros de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação, se integram na vida da sociedade (Marcovitch, 1998). São fins das universidades: a) a formação humana, cultural, científica e técnica; b) a realização de investigação fundamental e aplicada; c) a prestação de serviços à comunidade, numa perspectiva de valorização recíproca; d) o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congêneres nacionais e estrangeiras; e) a contribuição, no seu âmbito de atividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos. Às universidades compete a concessão de graus e títulos acadêmicos e honoríficos, de outros certificados e diplomas, bem como a concessão de equivalência e o reconhecimento de graus e habilitações acadêmicos (Marcovitch, 1998). Nas universidades são formados os futuros profissionais que atuarão na sociedade. No entanto, a universidade deve monitorar o aprendizado dos mesmos. Uma forma de monitoração de aprendizagem são as verificações. Através delas, as universidades garantem a formação de profissionais qualificados (Marcovitch, 1998). A verificação de aprendizagem, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatórios por si mesmos, é realizada: a) por disciplina, nos cursos de graduação e pós-graduação; b) global, de toda a matéria, nos cursos de extensão. Entende-se por assiduidade a freqüência às atividades de cada disciplina, considerando-se nela reprovado o aluno que deixar de comparecer a, no mínimo uma determinada fração da sua carga horária. Como exemplo, no caso da FURB-Universidade Regional de Blumenau, este mínimo é de setenta e cinco por cento (75%) da carga horária da mesma, vedado o abono de faltas (Furb, 1995). Seguindo os rumos da tecnologia, as universidades buscam aprimoramento tecnológico, tanto em nível acadêmico como administrativo. Tal aprimoramento pode ser observado na automação de certos processos, como vídeo conferências entre universidades, cartões de acesso às bibliotecas, intranet permitindo acesso à internet e compartilhamento de recursos entre departamentos.