Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marlon Richard Trettin
Título: Protótipo de Sistema para Consulta de Notas de Alunos Através de Chamadas Telefônicas
 
Introdução:
Hoje em dia, as empresas precisam estreitar o relacionamento com seus clientes para se manterem competitivas. Estreitar esse relacionamento significa tanto a empresa conhecer bem o perfil do seu cliente e mantê-lo bem informado sobre seus produtos, quanto facilitar os canais de comunicação do cliente para com a empresa. Para isso, existe uma gama de ferramentas à disposição das empresas, como centrais de atendimento telefônico, fax, página na Internet e e-mail, servindo como canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Este último, por sua vez, procura sempre a maneira mais ágil e descomplicada de obter a informação que lhe interesse da empresa, e na maioria das vezes essa informação pode ser obtida através do telefone (Shiozawa, 1993). Porém, para a empresa disponibilizar um telefone a um menor custo, é necessário integrar os conceitos de telefonia ao computador. A integração entre telefone e computador, dá-se o nome técnico de Computer Telephony Integration (CTI). Sistemas de CTI auxiliam na automação de escritórios, criando a infra-estrutura necessária para que a informação possa fluir de maneira rápida e eficaz, permitindo acesso de qualquer ponto, dentro ou fora da empresa, utilizando-se de apenas uma linha telefônica. Uma solução completa de CTI compreende diversos módulos, como o de auto-atendimento, voice mail (correio de voz), telemarketing, classificados de voz, fax on demand e fax broadcast, entre outros. Neste trabalho será abordado somente o módulo de auto-atendimento, que realiza as funções de um “atendente eletrônico”, para possibilitar ao usuário realizar consulta ao banco de dados através de uma ligação telefônica.