Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Wilson Barth
Título: Sistema para Qualificação e Formatação de Referências Bibliográficas
 
Introdução:
Segundo Floriano (2000), o homem já precisava ter qualidade no que fazia mesmo antes de inventar o dinheiro, pois a necessidade de obter alimento levou-o a desenvolver ferramentas, e umas se mostravam melhores do que as outras, dependendo da qualidade do material e da habilidade de quem as fabricava. Com o passar do tempo, e com a natural evolução humana, as ferramentas foram se tornando cada vez mais complexas e as pessoas passaram a desenvolver habilidades diferentes umas das outras, passando umas a dependerem do que as outras produziam.
Conforme Máttar Neto (2002, p. 100), na contínua evolução da humanidade, a comunicação e a transmissão de informações deu-se em quatro grandes estágios: a sociedade oral, a sociedade da escrita, a sociedade da imprensa e a sociedade eletrônica, sendo que a invenção da escrita é uma das mais importantes das civilizações, pois permitiu e permite a humanidade deixar registrado todo o conhecimento produzido, desde a antiguidade até a atualidade, para as gerações seguintes.
O crescimento da produção intelectual nos diversos suportes físicos intensificou a necessidade do estabelecimento de uma uniformização de diretrizes e normas para garantir o reconhecimento e entendimento desses suportes em nível internacional. Padronizou-se então as formas de apresentação dos resultados das pesquisas e novos conceitos facilitando a transmissão dos conhecimentos de forma organizada. (CHAGAS; ARRUDA, 2002, p. 1).
Considerando a importância da qualidade e a padronização de textos científicos, este estudo tem por objetivo implementar um sistema para qualificação e formatação de referências bibliográficas a partir da geração de um ranking de qualidade das referências citadas em um texto científico. Este projeto faz parte de um projeto maior que tem por objetivo a construção de uma ferramenta de apoio à escrita de textos científicos que emprega técnicas de redação e obedece as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Uma primeira iniciativa de construção de uma ferramenta para auxílio à escrita de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi apresentada em Klotz (2002). Este trabalho procura complementar o trabalho anterior, integrando o módulo de referências bibliográficas e controle de qualidade das referências usadas.