Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cleverson Gonçalves
Título: Protótipo de Software para Transferência de Arquivos entre Microcomputadores Utilizando o Protocolo TCP/IP
 
Introdução:
Um grande problema ao tentar ajudar um cliente, ou amigo à distância, pelo telefone, por exemplo, a resolver problemas em um microcomputador é que nem sempre o usuário saberá dizer exatamente o que está se passando. Por maior boa vontade do usuário de expressar o que se passa com o seu microcomputador, nem sempre a pessoa que tenta fornecer o auxílio consegue identificar o problema que está ocorrendo. Outro caso comum é alguém que trabalha em trânsito, ou viaja muito e precisa acessar arquivos ou programas mas que estão em algum servidor remoto. Como exemplo, pode-se citar um vendedor que percorre grandes regiões efetivando suas vendas e tendo que repassar as informações contidas em seu notebook para uma central em outra localidade. Caso venha a ocorrer algum problema no notebook neste período fora da central, fica complicado ter que encaminhar o equipamento ou até mesmo este vendedor vir até a central para verificar a possível falha ocorrida no sistema. Da mesma forma não seria recomendável encaminhar um técnico conhecedor do sistema para verificar o problema onde o usuário encontra-se. Uma solução para este problema seria conseguir acessar remotamente o notebook do usuário e tentar solucionar o problema à distância.
Algumas empresas oferecem soluções para este tipo de problema, como o software PcAnywhere (SYMANTEC, 2002). Este aplicativo é muito utilizado no mercado por oferecer a possibilidade de acessar o microcomputador remoto, efetuar a administração e efetuar troca de arquivo entre os dois microcomputadores. Uma barreira para a utilização desta ferramenta é o preço muito alto. Como opção barata para suprir esta funcionalidade há a ferramenta Virtual Network Computing (VNC), que fornece o monitor, teclado e mouse de um terminal remoto, permitindo administração remota como se fosse localmente, semelhante a programas como o PcAnyware, mas traz a vantagem de ser gratuito. O programa pode ser usado tanto para acessar microcomputadores ligados em uma rede local, quanto via Internet.
Porém tem suas limitações. O VNC serve apenas como um terminal gráfico, não permitindo transferir arquivos diretamente. Caso seja necessário, o melhor é complementá-lo usando um outro programa, servidor de FTP, por exemplo. Para o usuário é complicado utilizar FTP, pois precisa de um servidor e conta disponíveis para isto, no caso de seu computador não prover este serviço.
Neste ponto o PcAnywhere tem uma solução interessante, faz com que a troca de arquivos entre o computador local e o computador remoto seja transparente para o usuário. Ele tem um mini-gerenciador de arquivos que permite efetuar as seguintes funções: procurar pastas em ambos os computadores, local e remoto; selecionar arquivos e pastas a serem transferidos; criar, excluir ou renomear arquivos ou pastas em ambos os computadores; comparar pastas no computador local e no computador remoto e sincronizar ou fazer um clone de pastas no computador local e no computador remoto.