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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Rafael Meier Reich
Título: Pacote de Componentes para Controle de Objetos em Delphi
 
Introdução:
Uma das preocupações da indústria de software é a necessidade de criar software e sistemas corporativos muito mais rapidamente e a um custo mais baixo. De acordo com Martin (1995), para fazer bom uso da crescente potência dos computadores, precisa-se de um software de maior complexidade. Ainda que mais complexo, esse software também precisa ser mais confiável. A alta qualidade, portanto, é fundamental no desenvolvimento de software.
Em busca dessa alta qualidade as empresas desenvolvedoras de software utilizam cada vez mais as técnicas orientadas a objeto. Essas técnicas permitem que o software seja construído a partir de objetos que tenham um comportamento especificado. Os próprios objetos podem ser construídos a partir de outros, os quais, por sua vez, podem ser construídos ainda de outros.
Segundo Longo (1997), objetos são modelos que são criados no desenvolvimento dos softwares para representar entidades do mundo real. No dia a dia, vive-se cercado de objetos, como por exemplo carros, geladeiras, cadeiras, cães e gatos. Aplicações de software também possuem seus objetos que, assim como os do mundo real, têm tanto estados como comportamentos. Classes são moldes a partir dos quais criam-se objetos. Uma classe não é um objeto em si, mas somente a descrição de como serão os objetos de um determinado tipo quando instanciados a partir da especificação de uma classe. Objetos reais são obtidos instanciando-se classes pré-definidas. Pode-se instanciar vários objetos de uma determinada classe da mesma forma que se pode criar diversos bolos a partir de uma mesma receita.
No contexto do desenvolvimento de softwares com a tecnologia da orientação a objetos surgiram os chamados componentes de software. De acordo com Pressman (1995), componentes de software são “pedaços” de softwares gerados através de uma série de conversão que traduzem as exigências do cliente para uma linguagem de máquina executável no computador. Assim, programação baseada em componentes permite entre outras coisas, uma maior reusabilidade de código, além de fazer com que haja uma diminuição no tempo de construção dos softwares.
Como consta em Cantú (2002), a maioria das linguagens de programação modernas oferece suporte para a programação orientada a objetos, além de oferecerem diversos componentes de software. Segundo Cantú (2002), o ambiente de desenvolvimento Delphi é um exemplo de ferramenta que alia as vantagens da programação orientada a objetos com os recursos oferecidos pelos componentes de software.
Entretanto, o que parece ser um contrasenso do ambiente, apesar do Delphi ser um ambiente baseado em objetos e componentes, ele não oferece componentes para manipular as classes que são criadas pelos desenvolvedores no decorrer do desenvolvimento do projeto, ou seja, os mesmos recursos oferecidos para o desenvolvimento de sistemas baseados em banco de dados não existem para sistemas baseados em classes e objetos.
Sendo assim, neste trabalho propõe-se construir um pacote de componentes a fim de facilitar, para o desenvolvedor da ferramenta Delphi, o controle de objetos, através das classes definidas no projeto.