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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Evelyn Fernandes Gomes
Título: Aplicação da Metodologia HCI ao Ambiente Tutor Delphi
 
Introdução:
Atualmente, a utilização do computador encontra-se disseminada nas mais diversas atividades humanas, desde áreas de lazer, como, por exemplo, jogos e músicas, passando por trabalhos cotidianos e também no meio acadêmico. Este último, aliás, vem tomando corpo nos últimos tempos de forma muito ampla, pois as ferramentas computacionais têm se caracterizado como um importante meio de auxílio didático, desde o ensino para crianças em idade pré-escolar até a utilização em universidades.
Os sistemas de ensino computadorizados surgiram na década de 50 e 60 com os Computer Aided Instruction (CAI). Os Tutores Inteligentes (TI), surgiram no final da década de 60, como aperfeiçoamento dos CAI (VICCARI, 1998). Os TI eram generativos, ou seja, eram geradas propostas de exercícios e comparadas as respostas com as de seus usuários, o que os tornava bastante limitados. Para ajudar na solução deste problema surgiram os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) que são “sistemas que modelam o ensino, a aprendizagem, a comunicação e o domínio do conhecimento” (COSTA, 2002).
No desenvolvimento de Sistemas Tutores Inteligentes, bem como outros sistemas, além do uso de técnicas da Inteligência Artificial (IA), como redes neurais, sistemas especialistas, agentes inteligentes, algoritmos genéticos, entre outros, tem-se dado cada vez mais importância à interface das aplicações.
A interface de uma aplicação computacional envolve todos os aspectos de um sistema com o qual o homem mantém contato. É através da interface que os usuários têm acesso às funções da aplicação (SOUZA, 1999). Para a construção de interfaces de qualidade é importante considerar os aspectos da ergonomia.
A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e seu ambiente. O estudo em Interação Humano-Computador (Human-Computer Interaction - HCI), segundo Hiratsuka (1996), é um caso particular dentro da ergonomia de software. Assim, HCI é o estudo de caráter inter e multidisciplinar que se preocupa com a adaptação de sistemas computacionais ao seu usuário, visando a maior satisfação, segurança e produtividade.
Em geral, os sistemas são desenvolvidos sem a preocupação com sua interface. Assim, muitas vezes, o usuário sente um aumento em sua carga de trabalho, pois a interface torna-se difícil de trabalhar fazendo com que ele seja mais resistente a sua utilização, sub-utilize-a ou chegando muitas vezes a abandonar totalmente o uso.
Para demonstrar a melhoria causada por sistemas que utilizam critérios baseados em HCI na construção de suas interfaces, este trabalho propõe-se a adaptar a interface do programa desenvolvido por Franco (1999). Este programa, denominado Tutor Delphi, auxilia as pessoas que desejam iniciar a programação no ambiente Delphi. Uma extensão deste trabalho foi realizada por Colling (2000), a qual permitiu que o sistema funcionasse em uma rede de computadores através do uso de objetos distribuídos.
Este trabalho, portanto, é uma extensão dos trabalhos citados anteriormente onde se pretende não só proporcionar uma forma mais atrativa de interação entre o usuário e o sistema Tutor, mas também aumentar a efetividade do sistema no que diz respeito aos resultados obtidos pelos usuários na aprendizagem da ferramenta Delphi. Isto será possível, através da remodelagem do módulo de aprendizagem do Tutor Delphi utilizando os critérios da Engenharia de Usabilidade (EU) para minimizar a ambigüidade na identificação e classificação das qualidades e problemas ergonômicos do software educativo.