Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Anderson Roberto Germano
Título: Sistema para Consultas e Alocação de Recursos Utilizando Web Services
 
Introdução:
A rapidez e exatidão vivenciada em tempos modernos são cada vez mais pré-requisitos essenciais para o bom andamento de um negócio. Para que estes pré-requisitos sejam atendidos é necessário que o cliente e o fornecedor estejam interagindo constantemente, e o tempo de resposta destas interações seja o mais curto possível.
Um exemplo disso seria um turista chegando em uma agência de viagem precisando reservar uma acomodação. Para que o agente de viagem pudesse oferecer-lhe todas as opções de apartamentos e hotéis disponíveis, o agente teria que contactar com cada um de seus fornecedores e pedir que lhe fosse enviado uma lista com todos os serviços disponíveis destes fornecedores. Isto com certeza levaria um tempo considerável até que todos os seus fornecedores respondessem, ou o cliente teria que fazer a reserva sem saber de todas as opções realmente disponíveis.
Em algumas páginas na internet que efetuam reservas “on-line”, pode-se constatar que em sua maioria a reserva funciona da seguinte maneira: o cliente indica em que localidade deseja encontrar o cômodo e uma lista é apresentada com os hotéis que se enquadram neste pedido, sem ter sido verificado anteriormente se estes hotéis realmente possuem estes cômodos vagos. Este método exige que as reservas sejam feitas com um determinado número de dias de antecedência, para que seja possível a verificação da disponibilidade deste recurso diretamente com o fornecedor escolhido, e após esta verificação ter sido feita, é informado ao cliente se sua reserva foi confirmada ou não.
Assim, propõe-se criar uma “ligação” entre o agente de viagens e o fornecedor evitando que ao fazer a pesquisa o agente de viagens receba dados de recursos que não estão disponíveis e também permitindo a criação de maiores variedades de filtros nestas pesquisas. Esses filtros permitirão que o agente de viagens escolha por exemplo, o tipo de cômodo, andar, número do quarto, ou seja, todos os campos que o fornecedor disponibilizar na pesquisa.
Para que esta ligação entre o agente de viagens e o fornecedor seja possível é necessário que ambos estejam atualizando-se constantemente ou que a cada requisição de um agente de viagens, o fornecedor possa responder informando suas disponibilidades. Assim, somente devem trafegar estas informações para o agente de viagens quando este às requisitar.
A proposta deste trabalho é a construção de um protótipo que possibilite que a informação trafegue, somente quando for requisitada. Para a realização do protótipo será utilizada uma das tecnologias mais recentes no mercado referente a transferências de informações na Web, denominada Web Services.
Web Services é uma aplicação publicada, localizada e chamada através da internet. Sua função é de encapsular e contratar funções e objetos remotos oferecidos via um protocolo padrão e conhecido (PEREIRA, 2002).
Um Web Services é uma interface acessível pela rede para funcionalidades da aplicação, construída usando padrão das tecnologias da internet (SNELL, 2001).
Os Web Services tem a capacidade de combinar, compartilhar, trocar ou se conectar a serviços separados de vários fabricantes e desenvolvedores para formar serviços totalmente novos ou personalizar aplicativos criados dinamicamente para que eles atendam às necessidades do cliente (WATSON, 2002).
Utilizando esta tecnologia, quando um turista for fazer uma reserva de apartamento, por exemplo, o agente de viagem poderá mandar uma mensagem para todos os seus fornecedores, sendo que eles responderão após consultarem as bases de dados, trazendo uma lista de todas as opções que se enquadrarem no pedido.
Para isso, propõe-se criar uma aplicação em que os agentes de viagens possam consultar os serviços disponíveis de seus fornecedores, sendo também necessário disponibilizar um aplicativo no fornecedor para manter atualizadas as informações a serem liberadas para pesquisa. Para o fornecedor que já possua um sistema informatizado será disponibilizado um aplicativo que se adapte à sua base, possibilitando a parametrização dos dados a serem disponibilizados pelos Web Services. Essa parametrização será feita informando para o sistema quais os campos que poderão ser liberados para as consultas.