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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Denise Santiago
Título: Ferramenta para Testes de Programas Utilizando Componentes da Biblioteca CLX
 
Introdução:
O teste de software é uma das áreas de pesquisa da Engenharia de Software que constitui um dos elementos principais para aprimorar a produtividade e ajudar a fornecer evidências da confiabilidade do software. A qualidade dos sistemas é assegurada através dos testes de software. A realização dos testes pode ser planejada e executada através de métodos que os auxiliam a se tornar mais eficazes e eficientes (Ayroso, 1998). Aproximadamente 50% do tempo e mais de 50% do custo total da área de software são gastos no teste de programas ou sistemas em desenvolvimento. O teste é um processo de aquisição de confiança no fato de que um programa ou sistema faz o que se espera dele, ou seja, é o processo de se experimentar ou avaliar um sistema por meios manuais ou automáticos, de modo a verificar se ele atende às necessidades especificadas ou a identificar as diferenças entre os resultados esperados e reais (Hetzel, 1987). Dentro dos conceitos da Engenharia de Software, encontram-se vários tipos de teste de software, entre eles o teste de validação, também conhecido como teste de aceitação. O objetivo deste teste é assegurar que as funções do sistema atinjam os objetivos esperados e de forma correta. Um plano de teste esboça as classes de testes a serem realizadas e um procedimento de teste define os casos de teste específicos que serão usados para demonstrar a conformidade com os requisitos (Pressman, 1995). Deste modo, neste trabalho, foi desenvolvida uma ferramenta para auxiliar o professor nos testes dos exercícios resolvidos pelos alunos nas disciplinas de programação. Para isto foi disponibilizado um banco de dados de exercícios, através do qual o aluno pode selecionar e resolver um exercício, submetendo o seu programa à ferramenta para verificar se o mesmo está correto. A ferramenta disponibiliza ao aluno os resultados dos testes realizados em seu programa. No caso de erro o aluno pode corrigir o programa e imediatamente submeter a nova correção. A comunicação entre o módulo do professor e dos alunos foi feita utilizando a tecnologia CORBA. A tecnologia CORBA permite que objetos de sistemas distribuídos comuniquem-se entre si de forma transparente, não importando em que plataforma ou sistema operacional eles estejam rodando, em que linguagem de programação eles foram implementados e até mesmo qual protocolo de comunicação eles utilizam (Bósio, 2000). Para a implementação da ferramenta proposta neste trabalho foram utilizados os componentes da biblioteca CLX que foi incluída na versão 6.0 do ambiente de desenvolvimento Delphi.