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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Pablo Schoeffel
Título: Protótipo de um Sistema de Controle de Reservas de Sala de Aula da Universidade Regional de Blumenau
 
Introdução:
Sistemas de informação são um conjunto de elementos interdependentes (subsistemas), logicamente associados, para que, de sua interação, sejam geradas informações necessárias à tomada de decisões. Segundo Figueiras (2000), sistemas de informação são uma série de dados trabalhados que possibilitam ao executivo a tomada de decisão. Quando qualquer empresa ou instituição possui um grande número de informações a serem controladas, existe quase uma obrigação em existir sistemas informatizados de informações, os quais tornam as tarefas mais descomplicadas e as tomadas de decisão mais precisas e fundamentadas. A Universidade Regional de Blumenau (FURB) é uma das maiores universidades do estado de Santa Catarina, tanto em números (alunos, professores, funcionários, área construída, etc.) quanto em estrutura. Atualmente, a FURB é formada por aproximadamente quinze mil alunos, três mil funcionários e mil professores. Devido a esta dimensão, os sistemas de informação têm grande influência na otimização dos processos que envolvem a universidade. Esses processos são executados por diversos setores dentre os quais destacam-se: a) o setor financeiro, onde são controlados os dados referentes às mensalidades, taxas e tudo que diz respeito à parte financeira da universidade; b) o setor de recursos humanos, onde são controlados dados sobre os funcionários, incluindo professores, funcionários concursados e contratados; c) o setor acadêmico e de ensino, onde são controlados dados dos acadêmicos, cursos, turmas. Dentro do setor acadêmico e de ensino, destaca-se a Divisão de Registros Acadêmicos (D.R.A), que é o setor da universidade responsável pelos dados dos acadêmicos, desde seu ingresso até sua saída. São funções da D.R.A., entre outras, arquivar documentos pessoais, gerar boletins, resumos de matrícula, históricos de cada acadêmico, organizar horários e salas de aula, providenciar documentos, efetuar matrículas e transferências. Segundo PROEN (1999), são responsabilidades da D.R.A. da FURB: a) organizar, coordenar e controlar as atividades relativas ao registro do corpo discente, compreendendo matrículas, controles acadêmicos, transferências, freqüência, rendimento escolar, emissão de certificados, históricos e certidões, e outros pertinentes à sua área de atuação; b) programar a distribuição das áreas físicas relativas ao ensino de graduação, ouvidos os Diretores das Unidades Universitárias; c) assessorar os demais órgãos da Universidade no âmbito de ensino. E, segundo PROEN (1999), são responsabilidades da Seção de Registros Discentes, que faz parte da D.R.A. : a) participar na elaboração da proposta do calendário acadêmico; b) programar e realizar as matrículas do corpo discente; c) manter atualizado o cadastro e registros acadêmicos do corpo discente; d) elaborar guias de transferência; e) instruir os pedidos de mudanças de turno e curso, de transferências externas, de adaptações e das demais solicitações acadêmicas. Para organizar esse montante de informações e otimizar os processos que as envolvem, é importante a existência de sistemas informatizados, os quais existem, porém não englobam todas as atividades. Uma das atividades que ainda não é controlada por sistemas informatizados é o controle de reservas de salas de aula, sendo que, atualmente, a Divisão de Registros Acadêmicos da Universidade Regional de Blumenau realiza, manualmente, todo o controle de salas, tanto para as reservas semestrais das turmas de graduação quanto para reservas temporárias (empréstimos). Para isso, são feitas pranchas de madeira onde são registradas as salas e os horários ocupados, sendo uma prancha para cada turno das turmas de graduação e outra para reservas temporárias efetuadas por terceiros. Essas pranchas são, basicamente, tabelas onde são descritas as salas e suas características, como: bloco, número, capacidade, tipo de cadeiras, etc.. e os horários em cada dia da semana, onde são registrados para quem está reservada cada sala. Sendo assim, esse trabalho propõe-se a desenvolver um protótipo de um sistema para o controle das salas da FURB, sendo dividido em duas partes: um sistema local, onde serão feitos os cadastros necessários, assim como a alocação das turmas nas salas e outra voltada para Internet, onde serão feitas consultas e reservas temporárias, automatizando o processo, economizando tempo e diminuindo a probabilidade de erros. Para a especificação do sistema será utilizada a análise essencial, com suporte da ferramenta Power Designer. Para o desenvolvimento do protótipo a nível local será utilizado o ambiente Delphi 5 e a nível remoto será utilizada a tecnologia de programação para a Internet ASP.