Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Virgilio da Costa
Título: Simulador de Empresas Líder: Protótipo de um Sistema Baseado em Agentes
 
Introdução:
O simulador de empresas Líder [LOP1994], é um sistema direcionado para treinamento em gestão de recursos humanos, com base no relacionamento do gerente de produção de uma empresa com seus colaboradores. Este relacionamento é baseado em decisões sobre a política de trabalho a ser adotada pela empresa, e, também sobre a forma de atuação sobre cada colaborador individualmente. O objetivo dos participantes do treinamento é gerenciar uma equipe de colaboradores, fazendo com que eles sintam-se motivados para desempenhar suas funções, e atinjam as metas estabelecidas pela empresa. O Líder é, atualmente, aplicado em disciplinas de graduação e pós-graduação de diversas universidades de Santa Catarina e seu valor como ferramenta para treinamento em gestão empresarial já foi amplamente comprovado por trabalhos como [LOP1994], [TEI1996] e [SOU1997]. Entretanto, isto não impede que o sistema computacional do simulador não continue sua evolução. O surgimento de novas tecnologias a cada dia, como, por exemplo, a Inteligência Artificial (IA), pode possibilitar uma representação do modelo comportamental humano mais próximo da realidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do simulador de empresas Líder. Atualmente, uma das áreas de estudo que vem se desenvolvendo mais rapidamente em relação aos simuladores de empresas, é sua interação com técnicas de IA, principalmente para modelagem de Sistemas de Apoio a Decisão. Algumas áreas da IA consideram, como modelo, a coletividade e não um único indivíduo. As Sociedades de Agentes são um exemplo claro da aplicação deste modelo que tem como foco o comportamento inteligente em um contexto social de agentes, isto é, como coordenar seus conhecimentos, metas e planos para resolver problemas [HÜB1996] [JEN1997]. Um agente pode ser definido como uma entidade real ou virtual que emerge num ambiente onde pode agir intencionalmente, ser hábil a perceber e representar o ambiente, e a comunicar-se com outros agentes, além de ser autônomo [HÜB1996]. Por agir intencionalmente, entende-se que o agente planeja suas ações em conformidade com suas crenças e desejos para satisfazer uma determinada intenção. O fato de ser hábil a perceber e representar o ambiente torna-o apto a interagir com o mesmo e reagir a estímulos dele recebidos. A comunicação com outro agente, por meio de algum tipo de linguagem de comunicação, caracteriza uma capacidade de interação ou habilidade social. Por autonomia entende-se que o agente tem sua própria existência, que não é justificada pela existência de outros, e age conforme suas próprias crenças, conhecimentos e capacidades. Sendo assim, o protótipo proposto visa representar, através de Agentes Inteligentes, o contexto social interativo do simulador de empresas Líder de uma forma mais próxima dos modelos humanos. Para isso, cada atual colaborador da empresa será um agente colaborador, agregando conceitos de Agentes, bem como conceitos especificados no próprio Líder através de seu modelo matemático, determinando, assim, um comportamento autônomo e reativo para cada agente colaborador imerso na empresa. A metodologia adotada para a especificação do protótipo é a UML com a ferramenta Rational Rose 2000. A linguagem utilizada para a implementação é o Object Pascal e o ambiente Delphi.