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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Danton Cavalcanti Franco Júnior
Título: Protótipo de um Tutorial Inteligente para o Ambiente Delphi
 
Introdução:
No passado o aprendizado era uma tarefa difícil, pois o conhecimento era adquirido através de um professor ou da leitura. Porém, isto muitas vezes gerava dúvidas por parte do aluno que, por receio ou esquecimento, deixava de lado muita coisa a ser aprendida. Como forma de amenizar esse tipo de problema, surgiram, por volta da década de 50, os sistemas de ensino computadorizados, denominados Computer Aided Instruction (CAI). Os Tutores Inteligentes (TI), surgiram no final da década de 70, como aperfeiçoamento dos CAI [VIC98]. No entanto, os TI eram caracterizados como generativos, ou seja, eram geradas propostas de exercícios, e comparadas as respostas com as de seus usuários, o que os tornava bastante limitados. Para ajudar na solução deste problema surgiram os Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) baseiam-se em técnicas da Inteligência Artificial, utilizando-se de agentes capazes de interagir com o usuário e auxiliá-lo na solução dos problemas, ou seja, ensinam os alunos interagindo de forma totalmente automática e didática. Os STI modernos evoluíram muito, principalmente com os avanços de suas ciências afins como a Inteligência Artificial (agentes), a Psicologia Cognitiva, Neurofisiologia, Neuropsicopedagogia e a própria Ciência da Computação que disponibilizou as tecnologias de Hipermídia, os Sistemas Distribuídos, as Redes de Comunicação, etc. Uma das principais características dos STI é permitir a aprendizagem através de modelos cognitivos, que vem sendo cada vez mais utilizada, pois torna possível adaptar o sistema ao usuário, aprendendo com ele. Desta forma as simulações tornam-se mais realistas, tornando o processo de raciocínio do aluno mais aguçado. Uma outra visão dos STI mais modernos é a possibilidade de se trabalhar com vários alunos ao mesmo tempo, na resolução de um mesmo problema, criando uma forma de se trabalhar em equipe, utilizando-se principalmente da tecnologia dos Sistemas Multiagentes. Dada essa gama de recursos, a carência de ferramentas educacionais disponíveis no mercado e visando a melhora no ensino do ambiente Delphi, muito utilizado em nossa universidade, resolveu-se implementar um protótipo de um STI visando facilitar o aprendizado deste ambiente, auxiliando os alunos em seu desenvolvimento acadêmico.