Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Giovani Luebke
Título: Protótipo de Software para Demonstrar o aproveitamento de aplicicativos Cliente/Servidor para Ambiente Web Utilizando o Application Web Server da Oracle
 
Introdução:
Com todos os caminhos levando aos ambientes integrados e às informações e decisões sendo analisadas através da Internet, fica evidente a grande necessidade dos sistemas serem obrigados também a convergir ao mesmo rumo, conforme destaca Corbellini (1998). Um dos grandes problemas encontrados pelas empresas é a migração de suas aplicações utilizadas internamente para ambientes externos, obrigando-as repassar informações de elevada importância para alimentar tomada de decisões que garantam resultados satisfatórios.
McClure (2001) afirma que a reutilização é um atributo importante do software do qual componentes de um sistema devem ser incorporados em outro sistema com a mesma performance. O reuso é a concepção básica ou a idéia de aproveitar uma parte previamente desenvolvida que apresenta função lógica ou estrutura de dados, antes de desenvolver a construção de um novo sistema ou aplicação. É uma prática poderosa que pode resgatar significantes melhorias na produtividade e qualidade, assim como, baixar substancialmente a manutenção e custos do desenvolvimento do software. Poucas empresas têm sido capazes de capitalizar os benefícios que a reutilização oferece.
Justino (1999) enfatiza em seu trabalho as discussões sobre os problemas da produção de software que ocorrem desde 1969, data da qual originou-se a expressão “crise do software”, onde já se pesquisava formas de melhorias no desenvolvimento e manutenção dos programas das empresas.
Como a internet tornou-se nos últimos tempos o maior e mais eficiente meio para o compartilhamento de informações, aguarda-se também, que torne uma grande impulsionadora do reuso das aplicações das organizações e desenvolvedores em geral. Corbellini (1998) menciona que a evolução da internet e das tecnologias a ela agregadas proporciona a distribuição de aplicações e serviços.
As empresas interessadas em explorar estes novos empreendimentos têm a necessidade de aproveitar suas estruturas cliente/servidor, integrando-as e interagindo-as com a rede internacional de computadores, conforme comenta Ferrari (2001).
As aplicações devem combinar potencialidade, heterogeneidade, compatibilidade, confiabilidade e segurança do ambiente cliente/servidor e a facilidade de uso do browser.
Segundo Ferrari (2001), existem várias possibilidades para acesso a bancos de dados através da web, entretanto, cabe a empresa adotar a melhor estratégia.
Diante dessas afirmações, verifica-se a necessidade de estudos de metodologias, técnicas e ferramentas que auxiliem na migração e reutilização para o desenvolvimento de soluções que atendam as necessidades crescentes do mercado.
O trabalho atribui o interesse em analisar através do ferramental da Oracle possibilidades de evoluir na utilização de aplicações já prontas e disponibilizá-las para o ambiente da internet sem ter que iniciar todo o ciclo de um novo desenvolvimento.