Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Aloísio Arbegaus
Título: Estudo do SGBD Caché com uma Aplicação na Reserva de Vagas em Eventos Acadêmicos Via Web
 
Introdução:
Segundo Pinheiro (2000), o modelo de dados orientado a objetos possui diversas diferenças com relação ao modelo relacional tradicional. Essas diferenças dizem respeito à maneira de organizar a informação, representando o modelo estrutural. Além disso, um fator importante adicionado neste contexto é a possibilidade de estabelecer uma estrutura de funções e procedimentos, representando o modelo comportamental, que na verdade são os métodos dos objetos para manipular os dados armazenados. Dessa forma, o modelo de dados orientado a objetos permite o projeto estrutural e comportamental da base de dados, através da definição dos objetos com seus atributos e métodos. É com este propósito, de manipulação de objetos através da definição de atributos e métodos dos objetos, que o banco de dados Caché trabalha. Através de ferramentas do Caché, como o Caché Studio isto fica melhor representado, pois é nessa ferramenta que são definidas as classes com seus atributos e métodos.
Segundo Intersystems (2003a), o Caché, como banco de dados orientado a objetos, apresenta alta performance, sendo ideal para aplicações Java, pois oferece três diferentes modos de conexão: dados do Caché podem ser acessados com SQL via Java Database Connectivity (JDBC); classes Caché podem ser projetadas como classes Java e classes Caché podem ser projetadas como Enterprise JavaBeans (EJB).
Para mostrar as funcionalidades do Caché, suas ferramentas quando usadas com aplicações Java e modos de conexão, foi desenvolvido um protótipo que utiliza este banco de dados integrando com a WEB, que permite qualquer acadêmico conectado à internet efetuar uma reserva de vaga em um evento. Foram ainda utilizadas algumas tecnologias da internet como Java Server Pages (JSP) e servlets, que permitem um controle mais eficiente das informações para o usuário e JDBC que permite consultas SQL no banco de dados.
Para a especificação do protótipo foi utilizada a ferramenta Rational Rose, que utiliza a Unified Modeling Language (UML). A UML foi criada propondo atender às necessidades de especificação de sistemas orientados a objetos. Segundo Melo (2002), a UML proporciona uma forma padrão para a preparação de planos de arquitetura de projetos de sistemas, incluindo aspectos conceituais tais como processos de negócios e funções do sistema, além de itens concretos como classes escritas em determinada linguagem de programação, esquemas de bancos de dados e componentes de software reutilizáveis.