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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabiano Rosa
Título: Protótipo de um Diário de Classe em Dispositivos Móveis Utilizando J2ME
 
Introdução:
Devido à crescente expansão do mercado de telefonia móvel, atualmente com mais de um bilhão de clientes e crescendo a cada dia, onde o número de telefones celulares já supera o número de telefones fixos, cada vez mais a telefonia celular está tornando-se acessível à população, deixando de ser um acessório para ser uma ferramenta de auxílio no dia-a-dia das pessoas. Atualmente no Brasil, de acordo com Rydlewski (2004, p. 101), 32 milhões de brasileiros têm telefone celular, 10 milhões de consumidores pretendem trocar o aparelho por um mais moderno e 23 milhões de pessoas querem comprar seu primeiro celular. Na mesma velocidade, vem aumentando o avanço da tecnologia wireless nos celulares, onde no início da telefonia celular, o consumidor tinha como recurso principal a capacidade de efetuar ligações e ter uma agenda telefônica disponível. Hoje já é possível manipular arquivos de mídia, tirar fotos e enviar a outros celulares ou para endereços eletrônicos, ouvir rádio AM/FM e sons em formato MP3, ter acesso à Internet, e principalmente, executar jogos e aplicações. Estes vêm abrindo novos nichos de mercado para as operadoras de telefonia e para as empresas de desenvolvimento e se tornando o centro das atenções dos fabricantes de dispositivos móveis e dos desenvolvedores de aplicações e jogos. Segundo Almeida (2004, p. 21), a tecnologia Java fornece o Java2 Micro Edition (J2ME) para o desenvolvimento de aplicações em dispositivos móveis, desde telefones celulares, pagers, Personal Digital Assistant (PDA), até smartfones e set-top boxes de TVs. Para se ter uma idéia do avanço desta tecnologia, em 2002 existiam pouco mais de 50 milhões de telefones celulares com Java; em 2003, somente a fábrica da Nokia entregou mais de 100 milhões de celulares com Java, e, de acordo com as estimativas, por volta de 2007, praticamente 100% dos celulares estarão habilitados a executarem jogos e aplicações construídas em Java. Para os desenvolvedores, Java traz diversas vantagens, como por exemplo, a portabilidade, na qual a aplicação pode ser executada em celulares de diferentes marcas e modelos, além da própria linguagem Java, que a cada dia se torna mais popular no desenvolvimento de softwares. Visto o acima descrito, este trabalho propõe a construção do protótipo de um aplicativo para celular, utilizando os recursos provenientes da tecnologia J2ME para a aplicação que será executada no celular, para que um professor de uma determinada disciplina possa gerenciar e monitorar a freqüência e as notas de alunos e da tecnologia Java 2 Enterprise Edition (J2EE) para prover recursos de encapsulamento de regras de negócio e a troca de dados padrão, entre o servidor de aplicações e o celular, e dos Design Patterns, que oferecem soluções e padrões de projeto prontos e testados para serem aplicados neste trabalho.