Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Chagas D ippolito
Título: Mecanismo para Licenciamento de Aplicativos Microsoft .Net Baseado em Assinatura Digital XML
 
Introdução:
Os programas de computador são uma das mais valiosas tecnologias na era da informação. A produção de software exige conhecimento técnico e um grande volume de investimentos. Pela sua importância e alcance, movimenta bilhões de dólares em negócios e emprega muitos profissionais.
Devido à facilidade de se copiar programas hoje em dia, com a popularização dos gravadores de CD e DVD e do acesso rápido à Internet, o uso ilegal de aplicativos tem crescido bastante. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (2004), a pirataria de software é a prática de reproduzir ilegalmente um programa de computador sem a autorização expressa do titular da obra. Pode-se compreender também a expressão pirataria de software como sendo a utilização de um programa de computador sem a sua devida licença de uso.
A necessidade de se proteger aplicativos contra cópias ilegais nunca foi tão forte. Segundo Folha de São Paulo (2003), 56% dos aplicativos utilizados atualmente no Brasil são piratas. De acordo com especialistas, a contribuição da indústria de tecnologia com o PIB de um país é inversamente proporcional ao índice de pirataria que o país possui.
O uso ilegal de aplicativos desestimula a economia de um estado, uma vez que os produtores de tecnologia não têm o retorno merecido do investimento que realizaram e, em conseqüência disso, menos empregos são gerados. Observa-se também que a prática da pirataria impede que os próprios autores de software invistam na melhoria dos programas, devido ao menor rendimento obtido a partir do trabalho realizado, resultando em uma evolução mais lenta daquele segmento tecnológico.
Para minimizar o prejuízo com a pirataria, um mecanismo seguro de licenciamento é de grande importância para as empresas que comercializam software. O gerenciamento eletrônico de licenças fornece uma camada de controle digital para os aspectos de utilização do software. A adoção de um mecanismo dessa natureza representa, para a empresa ou instituição envolvida, uma maneira de reduzir ou dificultar a pirataria do seu produto.
Para que seja possível atingir um bom nível de proteção em um mecanismo de gerenciamento eletrônico de licenças, é necessário recorrer a algum recurso tecnológico capaz de proteger a concessão de uso que uma determinada empresa fornece para os usuários do seu software. Por exemplo, se esta concessão estiver na forma de um arquivo de licença, é preciso ter a garantia de que a licença foi realmente construída e transmitida pelo provedor do software, e também de que ela não foi alterada por intermediários.
Com base no exposto, desenvolveu-se um mecanismo para gerenciamento eletrônico de licenças de software, visando contribuir com a diminuição da pirataria. O XML foi usado como tecnologia de apoio no mecanismo desenvolvido, por ser adequado às necessidades de manipulação das informações nos arquivos de licença, por estar preparado para a tecnologia de assinatura digital, pela grande disponibilidade de ferramentas e bibliotecas voltadas a essa tecnologia, além do baixo custo envolvido na sua utilização.