Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Arno José Schmitt Júnior
Título: Protótipo de Front End de Controle de acesso Usando J2ME
 
Introdução:
A necessidade de segurança patrimonial é eminente nos dias atuais. Em meio às concorrências empresarias, onde as empresas protegem suas informações contra espionagem, e à desigualdade social, que acarreta violência e crimes de furto, surge a necessidade das corporações investirem em soluções de segurança do patrimônio. Entidades de ensino que desejam fortalecer o controle de presença de pessoas matriculadas em seus cursos também necessitam de uma solução, preferencialmente móvel, que possa ser aplicada em diferentes ambientes onde são ministrados os seus cursos. As tecnologias de controle diferem de acordo
com a complexidade de atuação. Dentre as diversas tecnologias de controle, destaca-se a utilização de crachás para checagem do acesso.
A maioria dos controles de acesso físico atuais que se tem conhecimento são realizados por sistemas embarcados. Porém, estas soluções não oferecem o grau de flexibilidade desejado devido às restrições do poder de funcionalidades dos mesmos. Estas restrições estão relacionadas à utilização de equipamentos de hardware e software com mínimas capacidades de flexibilidade de uso. Os recursos limitam-se em coletar o identificador do crachá e a partir desta informação é verificado em processos internos, consultando banco de dados ou memória do equipamento, se aquele crachá tem permissão de acesso liberada ou bloqueada para aquele instante. A visualização de retorno desta verificação é bastante pobre de recursos gráficos e
informações, pois os equipamentos que se tem conhecimento utilizam telas de dezesseis colunas por duas linhas para exibição.
Os itens negativos das soluções embarcadas podem ser minimizados com a utilização de um dispositivo que ofereça um melhor processamento, maior capacidade de armazenamento, suporte a diversificados tipos de comunicação e recursos gráficos avançados. Um Personal Digital Assistant (PDA) atende a estas necessidades e ainda oferece suporte a uma plataforma que provê recursos de uma linguagem orientada a objetos. Esta plataforma é a Java 2 Plataform, Micro Edition (J2ME), que traz uma linguagem de programação robusta e versátil para dispositivos móveis. Este trabalho visa utilizar os recursos desta plataforma para oferecer um protótipo de controle de acesso que execute em um ambiente de computação
móvel e que seja flexível de acordo com situações de uso variadas. A questão de ser um dispositivo móvel possibilita a utilização desta solução em diferentes ambientes onde haja a necessidade de controlar o acesso em locais sem um controle fixo: um evento empresarial ou de ensino realizado em um auditório externo à corporação por exemplo. A flexibilidade da aplicação poderá ser confirmada pelas formas de gravação da informação, seja em um banco de dados com a presença de recursos de rede ou em memória no dispositivo quando da ausência dos recursos de rede. A visualização da informação processada será disposta de
acordo com configurações no aplicativo. As informações pessoais, tais como nome e cargo, poderão ser divulgadas no momento do acesso, assim como a foto da pessoa. Uma mensagem comunicativa registrada para a pessoa também poderá ser visualizada no momento do acesso. Essas funcionalidades e visualizações dependem das situações em que o aplicativo será exposto.