Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Altair Bernardi
Título: Software de Auxílio à Implantação da Norma ISSO/IEC 12207 Processo do Ciclo de Vida do Software
 
Introdução:
Atualmente as organizações estão em busca de certificados que comprovem a qualidade de seus produtos e processos no intuito de conseguir uma maior competitividade, participação no mercado e em conseqüência aumentar seus lucros.
Segundo a ISO 8402 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1997) qualidade é a totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas.
Esta definição da qualidade exige alguns complementos, principalmente para definir o que são as entidades, as necessidades explícitas e as necessidades implícitas. A entidade é o produto do qual está se falando, que pode ser um bem ou um serviço. As necessidades explícitas são as próprias condições e objetivos propostos pelo produtor. As necessidades implícitas incluem as diferenças entre os usuários, a evolução no tempo, as implicações éticas, as questões de segurança e outras visões subjetivas.
Segundo Barreto [200-] a qualidade de um prato de comida (a entidade, o produto) está relacionada com a satisfação de necessidades (requisitos) tais como: sabor, aparência, temperatura, rapidez no serviço, preço, higiene, valor nutricional etc. Para avaliar a qualidade de um produto, você deve fazer uma lista destas necessidades e analisar cada uma destas necessidades.
Segundo Fuggeta (apud ROCHA, 2001) uma das evoluções mais importantes no estudo da qualidade está em notar que a qualidade do produto é algo bom, mas que qualidade do processo é ainda mais importante, visto que a qualidade de produtos está fortemente relacionada à qualidade do processo. Em software esta afirmação não é diferente.
Assim houve uma grande preocupação com a modelagem e melhorias no processo de software. Abordagens importantes como as normas de qualidade ISO 9000 e a ISO/IEC 12207, o modelo Capability Maturity Model (CMM) e o modelo Software Process Improvement and Capability Determination (SPICE) sugerem que melhorando o processo de software, pode-se melhorar a qualidade dos produtos (PFLEEGER apud Rocha (2001)).
Segundo Curtis (apud ROCHA, 2001) “a organização que for capaz de integrar, harmonizar e acelerar seu processo de desenvolvimento e manutenção de software terá a primazia do mercado”.
Observando-se este fato, este trabalho de conclusão almeja determinar quais itens dos processos Fundamentais do ciclo de vida da Norma NBR ISO/IEC 12207 foram adota