Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Carlos Gouveia Lima Filho
Título: Desenvolvimento de uma Métrica para Estimar um Projeto de Implantação de Software de Recursos Humanos
 
Introdução:
A implantação de sistemas é uma das etapas da engenharia de software que vem crescendo nos últimos tempos. Muitas empresas especializadas e novos métodos para a realização das atividades estão surgindo.
É comum encontrar referências sobre engenharia de software e suas etapas, mas há poucos casos onde seja destacada a fase de implantação. Existem empresas desenvolvedoras de softwares, que direcionam esforços na busca pela organização do processo de implantação de seus produtos, visando o aumento da produtividade e da qualidade dos trabalhos realizados por quem os implanta (FREIRE, 2000).
Esta organização implica na padronização dos procedimentos, ferramentas, documentos e técnicas utilizadas no processo de implantação e na administração do uso do software (FREIRE, 2000).
A abordagem aqui defendida é decorrente da preocupação com os problemas ocorridos durante o período de implantação de um software, e também com os problemas que surgem após sua implantação. Estes problemas são provenientes de falhas, causadas principalmente por execução de trabalhos não padronizados e mal controlados. Em decorrência da evolução da informática, tais problemas tornam-se ainda mais críticos quando a realidade atual mostra que os usuários de software estão cada vez mais exigentes e conhecedores das circunstâncias que envolvem uma implantação. Por causa dos reflexos causados àqueles que estão ligados ao ciclo de engenharia de um software, acentua-se a necessidade de uma metodologia para que se possa elaborar o planejamento da fase de implantação, e isto demanda organização para desenvolver e implementar esse planejamento. Contudo, para que se possa eficientemente gerenciar este processo é necessário que seja estabelecida alguma forma de mensurá-lo, pois, como afirma Pressman (1995), “não se pode gerenciar o que não se pode medir”.
Deste modo, pretende-se criar uma unidade para mensurar uma estimativa de projeto de implantação de software genérico, similar ao Function Point Analysis (FPA) ou Análise por ponto de Função, que é utilizado para a medição por pontos de função de um projeto de desenvolvimento de software. A unidade criada será chamada de ponto de implantação e pode ser adotada por empresas de software para auxiliar no processo de implantação de seus sistemas. Sua forma de cálculo será inspirada no FPA, pois se pretende que a partir de informações de entrada seja possível determinar a quantidade de pontos de implantação de um sistema.
Para colocar em prática esta métrica, cada ponto de implantação deve ser convertido para a quantidade relativa de horas ou valor após um estudo e comparação em cada empresa ou software a adotar este padrão.
O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) traduzido como universo ou corpo de conhecimento em gerência de projetos, é uma metodologia desenvolvida pelo Project Management Institute que é um órgão certificador situado na Philadélphia, Estados Unidos, sendo uma contribuição muito útil para o desenvolvimento da Gerência de Projetos. Deste modo, pretende-se utilizar o PMBOK para a elaboração de um check-list e auxiliar na definição das fases do projeto regido pela métrica que será criada.
Para demonstrar a métrica criada com a aplicação dos conceitos de FPA e PMBOK, será desenvolvido um software que deve receber as informações dos clientes que pretendem utilizar um determinado aplicativo e realizar a estimativa do custo e da quantidade de pontos de implantação para o mesmo. A primeira validação do software será realizada em uma implantação do módulo Ronda de controle de ponto e acesso do sistema de Recursos Humanos Vetorh da Senior Sistemas Ltda (SENIOR SISTEMAS, 2003).