Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luciano Andre Mondini
Título: Software Aplicativo para Coleta de Dados em Ambientes Críticos
 
Introdução:
De acordo com Campos (1992), ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes. O que realmente garante a sobrevivência das empresas é a garantia de sua competitividade. No entanto, estas coisas estão todas interligadas: a garantia de sobrevivência decorre da competitividade, a competitividade decorre da produtividade e esta da qualidade.
Conforme Tubino (1997), em um sistema produtivo, ao serem definidas suas metas e estratégias, faz-se necessário formular planos para atingi-las, administrar os recursos humanos e físicos com bases nesses planos, direcionar a ação dos recursos humanos sobre os físicos e acompanhar esta ação, permitindo a correção de prováveis desvios. O setor responsável por estas atividades é denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP)
Basicamente existem três grandes grupos de recursos necessários ao atendimento de um programa de produção: máquinas, mão de obra e materiais. O PCP, antes de liberar as ordens de produção, verifica a disponibilidade destes recursos e, uma vez identificada a existência dos mesmos, libera as ordens para os setores produtivos. A partir deste ponto, o programa emitido é acompanhado e controlado pelo PCP através das seguintes funções:
a) coleta e registro de dados sobre o estágio das atividades programadas;
b) comparação entre programado e o executado;
c) identificação dos desvios;
d) busca de ações corretivas;
e) emissão de novas diretrizes com base nas ações corretivas;
f) fornecimento de informações sobre a produção aos demais setores da empresa (finanças, engenharia, marketing, recursos humanos, etc.);
g) preparação de relatórios de análise de desempenho do sistema produtivo.
A coleta e o registro dos dados sobre o emprego de máquinas, homens e materiais é o primeiro passo na ação do acompanhamento e controle da produção, buscando garantir que o programa de produção emitido seja executado a contento. Quanto mais rápido os problemas forem identificados, mais efetivas serão as medidas corretivas visando ao cumprimento do programa de produção.
Coletores de dados automatizados, presentes atualmente no mercado, aceleram a comunicação entre a produção e o PCP, permitindo que a coleta on-line seja uma realidade.
Segundo Fusão (1994), coletores de dados são equipamentos eletrônicos sofisticados, desenvolvidos especificamente para entrada de dados em ambientes fabris, onde normalmente estão presentes temperaturas elevadas, contaminantes e outros elementos adversos.
O que foi proposto neste estágio é desenvolver um software aplicativo específico que, associado ao hardware de um coletor de dados, efetue a coleta on-line dos dados das ordens de produção emitidas e disponibilize estas informações ao software de gestão industrial Wintree (BSB Sistemas Ltda) o qual irá efetuar, de tempos em tempos, a incorporação das informações coletadas ao seu banco de dados.
As informações incorporadas ao banco de dados permitirão:
a) ao PCP visualizar rapidamente os recursos disponíveis na fábrica, evitando erros, tais como: programar determinado pedido em uma máquina que no momento encontra-se indisponível, ou até mesmo, prever datas de entrega sem precisão;
b) ao departamento comercial, representantes e clientes, saber exatamente, via internet, em qual estágio da produção encontram-se os pedidos, disponibilizando um auto atendimento eficiente e eficaz;
c) ao departamento de recursos humanos promover prêmios de produção, pois se sabe exatamente quanto e em que prazo cada colaborador do chão de fábrica produziu;
d) ao departamento de assistência técnica identificar quais equipamentos estão parados necessitando de manutenção.
Mais especificamente, o software aplicativo a ser desenvolvido para o coletor de dados permitirá aos operadores do chão de fábrica digitarem todos os movimentos pertinentes ao processo produtivo ( inicio da tecelagem da etiqueta, término da tecelagem da etiqueta, início do corte laser, término do corte laser, horas improdutivas, equipamentos danificados, etc). A digitação destas informações estão intimamente relacionadas à ordem de produção anteriormente emitida pelo PCP e esta por sua vez ao pedido gerado pela área comercial.
Diversas informações como: número da ordem de produção e os processos produtivos no qual deverá transitar, são previamente inseridas nos arquivos dos coletores de dados, antes da chegada da ordem de produção no chão de fábrica.
A transferência destas informações ocorrerá no momento da impressão da ordem de produção pelo software de gestão industrial Wintree (BSB Sistemas Ltda). Este por sua vez invoca os arquivos do coletor de dados e insere o conteúdo necessário. Este processo é comandado pelo próprio Wintree e será desenvolvido pela BSB Sistemas Ltda, pois será necessário alterar os fontes proprietários do sistema.
Após a digitação dos movimentos pelos operadores, o processo inverso é realizado, no qual o Wintree, de tempos em tempos, invoca os arquivos dos coletores de dados recolhendo as informações e incorporando na sua base de dados. Este processo é comandado pelo próprio Wintree e desenvolvido pela BSB Sistemas Ltda, por tratar-se de inserção de dados no banco de dados do sistema.