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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Josiane Gianisini
Título: Ferramenta de Seleção e Classificação de Componentes de Código em Delphi
 
Introdução:
Desde longa data os desenvolvedores de software vêm sofrendo arduamente com o desenvolvimento de novos projetos - baixa produtividade e qualidade no desenvolvimento - e com a manutenção demorada e complicada que gera altos custos de desenvolvimento dos projetos já existentes ([MCC1993]). Em função desses fatores e das grandes mudanças no contexto de desenvolvimento de sistemas, os desenvolvedores de softwares estão reavaliando os seus métodos e ambientes tradicionais onde vinham desenvolvendo seus projetos. Muitos desenvolvedores estão pondo em prática o reuso de software, que segundo [KUT1997], é um dos caminhos mais eficazes para melhorar o processo de desenvolvimento, a qualidade e a consistência dos softwares, além de diminuir os custos com futuras manutenções. A prática de reutilização de softwares é considerada um dos maiores fatores para amenizar alguns dos problemas resultantes da crescente complexidade e da abrangência que os sistemas estão atingindo ([RAD1995]). Existem diversas maneiras de se contextualizar a reutilização de componentes, porém todas elas têm como objetivo ressaltar os inúmeros benefícios trazidos pela reutilização. Dentre estes benefícios de acordo com [MCC1993], [CHE1994] e [FUR1995], pode-se enfatizar a redução dos riscos a falhas, redução dos custos de desenvolvimento, melhoria da qualidade do software, melhoria da produtividade, melhoria da manutenção, aumento de confiabilidade no sistema, redução do tempo de desenvolvimento, compartilhamento do conhecimento adquirido no planejamento do software, aceleração e simplificação do processo de desenvolvimento. Para suprir essas necessidades, surgiu a idéia de se desenvolver uma ferramenta específica para ser agregada ao ambiente de programação visual Delphi, com a finalidade de gerenciar a reutilização de componentes de código fornecendo informações detalhadas sobre os mesmos, como por exemplo sua funcionalidade e seu contexto de inserção, e solicitando informações adicionais quando da criação de novos componentes. Desta forma pode-se ter a melhor opção de um componente a ser reutilizado em um novo desenvolvimento, ou para a manutenção de um sistema já existente de acordo com as necessidades do projeto que está sendo desenvolvido. A modelagem para a especificação do protótipo foi utilizada a Unified Modeling Language (UML) - largamente utilizada para modelagem de sistemas orientados a objetos - e para a implementação do projeto foi utilizado o ambiente de programação visual Delphi.