Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Augusto Demonti Vicente
Título: Software para Aprendizado e Avaliação do Ms Word 2000
 
Introdução:
Fazendo uma retrospectiva no processo evolutivo, pode-se ver que as mudanças ocorridas têm influenciado profundamente no comportamento, na vida das pessoas nos mais variados aspectos, como na saúde, segurança, cultura e educação.
É notório que os principais efeitos deste complexo de mudanças tem sido causado pelas “Novas Tecnologias” (ou Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC’s), principalmente quando busca a utilização da informação e dos conhecimentos (RIFKIN, 1996). Ao mesmo tempo em que estas transformações têm causado a substituição do homem pela máquina (desemprego), pode-se afirmar também que ela é responsável por novas oportunidades, nos mais diversos campos de trabalho.
Por Tecnologias da Informação e da Comunicação entende-se o conjunto de tecnologias envolvidas na combinação de computadores e meios de telecomunicações, seja na produção ou na utilização. Como exemplo de produtos ou serviços pode-se citar, dentre outros, os seguintes: computadores, seus periféricos e componentes; equipamentos de telecomunicação em geral; equipamentos eletro/eletrônico em geral; software, como produto ou serviço (TIC Paraná, 2002).
Na área da educação pode-se ver que a mudança causada pelas TIC’s tem ficado muito aquém se for comparada com outras áreas de trabalho como a medicina, por exemplo, notando-se que o aluno ainda necessita de livros para garantir sua aprendizagem da mesma forma que vem sendo feito há décadas com raras modificações, sem efeito de mudança no processo em si.
Uma das estratégias para ampliar a utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem é reduzir a resistência e dificuldades de professores e alunos. Uma alternativa que pode ser efetiva é a utilização das TIC’s para auxiliarem no processo de aprendizado das próprias TIC’s.
Monteiro (1993) afirma que o impacto da informática na educação tem sido tema de crescente inquietação entre educadores, sobretudo pela velocidade com que os computadores vêm ganhando espaço no cotidiano social. Equipamentos melhores e a custos reduzidos tem ampliado a quantidade de pessoas que podem ter acesso a estas novas tecnologias. Com isso, a forma de aquisição e disseminação das informações tem se alterado drasticamente no sentido de tornar o acesso a estas informações, mais democrático.
Desta forma, utilizar-se-ia, por exemplo, um software assistente para auxiliar no aprendizado de um determinado software. A grande questão é quanto à efetividade deste uso sobre o desempenho do aluno. Colocado na forma de uma pergunta: a utilização de um software assistente para o aprendizado de um software promove um aprendizado mais efetivo do que se o aluno utilizasse outros meios?
Dentro deste contexto, o presente trabalho visa, justamente, avaliar a efetividade do uso de tutoriais para o aprendizado do software. Para isso, é proposto o desenvolvimento de um software para avaliar e auxiliar no aprendizado do software MS Word 2000. Para o desenvolvimento do software assistente e da avaliação automática do aprendizado dos recursos do MS Word 2000, será utilizado o software de autoria Macromedia Director 8.0.
O Software de aprendizado e de avaliação constará de duas sub-rotinas. A primeira sub-rotina refere-se à um software assistente que será desenvolvido com base no livro de Bianchi e Bizzotto (2000), onde será descrito um passo-a-passo do MS Word 2000.
Serão abordados os tópicos em duas partes conforme descrito no livro. A primeira parte objetiva orientar o usuário na criação de um documento relativamente simples, mas que já atende às necessidades mais comuns da maioria dos usuários considerados de nível médio. Consta dos seguintes itens: inicialização do programa, configuração de página, formatação do texto, recuos e espaçamentos, criação de cabeçalho e rodapé e como salvar o documento. A segunda parte, já permite criar um documento com certo nível de aprimoramento e sofisticação, além de incluir procedimentos relacionados às tabelas e aos elementos gráficos emoldurados. Contém os itens: notas de rodapé, marcação de parágrafos, classificação do texto, criação e formatação de tabela, criação de múltiplas colunas e inserção do elemento gráfico.
A segunda sub-rotina concerne ao processo de avaliação da aprendizagem, qual será efetuada dentro do próprio software assistente, sem a necessidade de abrir o MS Word. Será realizada uma pontuação de acertos e erros obtidos, podendo assim avaliar o que o aluno aprendeu.
Após o desenvolvimento, a efetividade do software assistente será avaliada da seguinte forma: um grupo de alunos, com o mesmo perfil de conhecimento de informática, será dividido em dois subgrupos. O primeiro grupo aprenderá a utilizar o aplicativo MS Word 2000 através do software assistente, parte integrante do software proposto, e será avaliado pelo próprio software e também pelo método tradicional de aplicação de prova para efeito de comparação de resultados. O segundo grupo se instruirá por meio de livros de modo tradicional e, também será avaliado do mesmo modo em que será submetido o primeiro grupo de alunos.