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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Mauricio Rogerio Obenaus
Título: Protótipo de uma Aplicação Comercial, Utilizando Banco de Dados Caché com Interface Web
 
Introdução:
As vendas de produtos caracterizam-se em ser muito diretas. Normalmente o vendedor procura o consumidor ou o consumidor procura o vendedor para efetuar uma transação comercial. Este é com certeza o método mais utilizado ainda hoje, mas existem novas propostas e maneiras de vender um produto como tele-vendas, correio (mala direta) e mais recentemente, por meio da Internet. E com a atual popularidade da Internet, abrem-se inúmeras oportunidades para aquelas empresas iniciarem a venda de seus produtos pela Internet e assim, começarem a elaborar planos para possibilitar a venda on-line de seus produtos. Para isto é necessário que estas empresas tenham as ferramentas corretas que façam com que estas operações sejam eficientes e que agradem o cliente. Para que isto seja possível é preciso uma maneira de oferecer os produtos na Internet e permitir que o consumidor possa efetuar uma transação comercial e o vendedor tomar conhecimento desta transação. Por isso criaram-se tecnologias que integram a Internet a banco de dados aos quais o vendedor pode ter acesso e atender o pedido do consumidor. Para a implementação deste protótipo será utilizado um banco de dados que ofereça estes recursos, como o Caché que é um banco de dados orientado a objetos. O banco de dados Caché possui uma linguagem própria de desenvolvimento chamada de Caché Object Script, que é derivada da linguagem MUMPS, mas com novos recursos e algumas modificações como a orientação a objetos, é nesta linguagem que o protótipo será desenvolvido. A integração entre a WWW e o banco de dados Caché ocorre através de um produto chamado de WebLink, fabricado pela InterSystems, que é um servidor de aplicações que interliga o servidor de páginas ao banco de dados Caché, através das Application Programming Interface (API) Netscape Server Application Programming Interface (NSAPI) ou Internet Server Application Programming Interface (ISAPI), as API’s dos servidores da Netscape e da Microsoft respectivamente, ou ainda através de Common Gateway Interface (CGI) para os servidores que não suportam estas API´s [INT2000]. O protótipo será implementado utilizando interface World Wide Web (WWW), que permite a qualquer pessoa conectada à Internet acessar as informações necessárias de uma maneira organizada [SAV1997]. Para isto serão utilizadas as tecnologias de Internet, como Hiper Text Markup Language (HTML), que é uma linguagem de formatação de texto, e JavaScript, que permite um controle mais eficiente das informações para o usuário e que é um recurso hoje disponível nos navegadores de Internet mais utilizados, como o Internet Explorer e o Netscape Navigator. JavaScript é uma linguagem que veio para solucionar os problemas da linguagem HTML que é completamente estática. JavaScript permite que o desenvolvedor coloque elementos dinâmicos em uma página HTML, possibilitando implementar animações e controle de fluxo de informações de forma que o usuário tenha uma interatividade maior com o página HTML [MCC1997]. Para a especificação do protótipo será utilizada a ferramenta Rational Rose, que utiliza a Unified Modeling Language (UML). Esta notação foi criada propondo atender às necessidades de modelagem de sistemas orientados a objeto, abrangendo todas as etapas de análise do sistema, desde os requisitos até o modelo de execução da aplicação [BAR2000]. Para a implementação do protótipo, será utilizada a linguagem nativa do banco de dados chamada de Caché Object Script e também suas ferramentas de desenvolvimento como o Caché Studio, e o Object Architect que são respectivamente um editor de programas e a ferramenta de auxílio a criação das classes no banco de dados. Será também utilizado o editor HTML Macromedia Dreamweaver para criação das páginas. O protótipo é um modelo de sistema de vendas por Internet que se resume em um cadastro de pedido de compra onde o cliente pode escolher os produtos que lhe convenha e no fim do processo confirmar o pedido e efetuar a transação. O protótipo, também, permitirá que o cliente consulte informações sobre os pedidos anteriores e se for um cliente novo permitir que ele se cadastre no sistema.