Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Giancarlo Tomazelli
Título: Implementação de um Compilador para uma Linguagem de Programação com Geração de Código Microsoft .Net Intermediate Language
 
Introdução:
Desde os primórdios da era da computação, os operadores ou usuários necessitam informar os dados para os mesmos serem processados. Entretanto, uma máquina e dados para processamento nada fazem sem a existência de um programa. Um programa é um conjunto de instruções que indicam à máquina o que fazer com os dados informados (dados de entrada).
Inicialmente, o conceito de programa da maneira conhecida atualmente não existia. Os computadores eram limitados e conseqüentemente, as aplicações também. Programar um computador consistia em escrever as operações para manipulação dos dados usando notação binária, comunicando-se diretamente com a máquina em uma seqüência de zeros e uns (PRICE; TOSCANI, 2001, p. 1).
Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, os computadores foram ficando cada vez mais complexos, bem como programá-los. Era muito difícil a memorização das operações que uma determinada máquina (arquitetura) poderia realizar e assim, fazia-se necessária uma maneira mais intuitiva de escrever programas. É neste ponto que entram os compiladores, tema principal deste trabalho de conclusão de curso.
Em resumo, um compilador nada mais é do que um tradutor que, a partir de uma linguagem de origem produz uma linguagem de destino, preservando seu significado original. Estas linguagens de origem são denominadas linguagens de programação, sendo que a compilação de um programa escrito numa linguagem de origem pode gerar um programa em outra linguagem de programação. Como exemplo, cita-se a linguagem C++, cuja compilação de um programa escrito nesta linguagem gera um programa em linguagem assembler. Atualmente, existem inúmeras linguagens de programação, bem como diversas arquiteturas que executam os programas escritos nas mesmas. Portanto, para cada combinação linguagem X arquitetura existem um ou mais compiladores para traduzir os programas escritos.
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um compilador para uma linguagem de programação simplificada e em português, gerando código .NET Intermediate Language (IL) para ser executado na plataforma Microsoft .NET. A plataforma Microsoft .NET representa uma importante mudança na plataforma de desenvolvimento da Microsoft em quase dez anos. Esta plataforma tem como base uma nova infra-estrutura de software (.NET Framework) para execução de aplicativos, um novo ambiente de desenvolvimento e linguagens de programação para suportar essa infra-estrutura.