Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Caio Rafael Silva Matias
Título: Protótipo de um Sistema de Identificação do(S) delta(S) e Núcleo em Impressões Digitais Utilizando Redes Neurais Artificiais
 
Introdução:
A história da Identificação Humana é contada por historiadores, arqueólogos e exploradores que estudaram o Homem e a vida animal na crosta terrestre. Desde a mais remota Antigüidade, o Homem teve sua atenção voltada para a identificação. Os trogloditas usavam como meios de identificação, sinais diversos que serviam para marcar suas moradias.
Aplicavam os desenhos palmares por meio de decalque sobre a argila, colorindo-o, e em seguida completavam o enfeite com cabeças dessecadas de animais ou até mesmo de inimigos abatidos em combates. Integrantes de tribos traziam desenhos coloridos pelo corpo, dentes de animais preso às orelhas, lábios e nariz. Tudo isto para que pudessem ser identificados uns pelos outros (APPOL, 2004).
Ao longo do tempo estes métodos de identificação evoluíram, principalmente pela necessidade crescente de se confirmar a identidade de um indivíduo, ou seja, de se ter certeza de que uma pessoa é quem realmente diz ser. Durante os últimos anos, as pessoas têm usado chaves, cartões, assinaturas e senhas para validar sua identidade. O grande problema destes artefatos é que podem ser esquecidos, roubados, perdidos, copiados, armazenados de maneira insegura e até utilizados por pessoas que não tenham autorização. Desta forma, não é surpreendente que um novo campo de atrações nas pesquisas recentes seja a biometria. Dentre
as definições citadas no dicionário, biometria é “o ramo da ciência que estuda a mensuração dos seres vivos” (PROGLOBO, 1996).
Com base nos estudos da biometria e com a larga utilização de computadores, puderam-se criar sistemas computacionais confiáveis de identificação de indivíduos. Para tanto estes sistemas utilizam características biométricas que estudos científicos já comprovaram como sendo únicas. Entre estas características destaca-se, o reconhecimento através da face, da geometria das mãos, da assinatura, da voz, da íris, da retina e das
impressões digitais associada ao acrônimo ID (AGUIAR, 2004).
Entre as características biométricas citadas acima, a mais utilizada é a identificação através das IDs, por ser mais barata e muito confiável. As IDs são reproduções fiéis dos desenhos digitais em alguma superfície plana. Desenhos digitais por sua vez, são as diversas linhas e entrelinhas formadas na pele dos dedos dos pés e das mãos dos seres humanos e de alguns outros animais dotados de mãos, tais como macacos, gambás, cotias, etc. No estudo das IDs destacam-se como sendo características importantes o(s) delta(s) e núcleo das mesmas. Pode-se definir o núcleo como sendo o centro de encontro das IDs, e o(s) delta(s)
como sendo o(s) ângulo(s) ou triângulo(s) formados pelas linhas, localizados a direita e/ou esquerda da ID (KEHDY, 1968, p. 33).
Para extrair as características biométricas é necessário hardware especializado. No caso do desenho digital se faz necessário um sensor ou scanner biométrico. Os sistemas biométricos baseados em IDs utilizam como base a Datiloscopia agregada a técnicas e heurísticas próprias de computação para gerar um sistema que permita a autenticação da identidade de um indivíduo. O hardware normalmente apresenta para estes sistemas de identificação uma imagem digital, que por sua vez precisa ser tratada na maioria das vezes
através de técnicas de pré-processamento de imagem, para que estes sistemas se tornem o mais confiáveis possível.
Para o desenvolvimento deste trabalho serão utilizadas técnicas de Redes Neurais Artificiais (RNA) para o reconhecimento das IDs e a comparação com outras IDs previamente armazenadas. Segundo Loesch (1996, p. 5), as RNA são uma tentativa de se copiar as redes neurais dos seres humanos. Nelas encontram-se também neurônios, mas artificiais, que interconectados, podem produzir resultados expressivos no reconhecimento de padrões. No caso deste trabalho, os padrões a serem identificados e comparados serão as IDs.