Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Francis Milton Jacobsen
Título: Extensão da Linguagem Larf para a Comunicação entre Robôs Jogadores de Futebol
 
Introdução:
O futebol de robôs, afirma David (2001), consiste de campeonatos de times de robôs móveis, cooperando com um objetivo definido (fazer gols), contra um time adversário, sem interferência humana.
Contudo o objetivo real das partidas de futebol de robôs realizadas por todo o mundo é o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de inteligência artificial para colaboração entre máquinas inteligentes, sem a interferência humana. O futebol de robôs incentiva este desenvolvimento sob a forma de competição, onde cada país poderá chegar à copa mundial, com um time melhor a cada ano.
A RoboCup possui cinco categorias: quatro delas envolvem disputas entre times de ro-bôs reais, pequenos (small size league), médios (middle size league), robôs que possuem qua-tro pernas (Sony four-legged), onde se utilizam robôs Aibo desenvolvidos pela Sony, (huma-noid) humanóides e uma quinta envolve partidas disputadas em um simulador. Esta última categoria permite que grupos de pesquisadores em IA desenvolvam times através da imple-mentação de agentes computacionais autônomos capazes de cooperar para disputar uma parti-da de futebol de robôs, sem se preocupar com a parte física da construção de robôs.
Conforme Balch (2000) TeamBots é um conjunto de programas e pacotes Java para pesquisadores em robótica móvel na área de Sistemas Multi-Agentes. TeamBots é distribuído com o seu código fonte aberto. O ambiente de simulação é totalmente escrito em Java. Team-Bots suporta prototipação, simulação e execução de sistemas que controlam sistemas de múl-tiplos robôs. Sistemas para controle de robôs desenvolvidos com o TeamBots podem ser exe-cutados no programa simulador TBSim. TBSim faz parte do pacote de programas do ambiente TeamBots. TBSim é um programa que tem por objetivo realizar a simulação das condições encontradas no mundo real (obstáculos, outros robôs, bola de golfe, tamanho da área de atua-ção, etc.) para robôs da categoria de médio porte utilizada nas competições da RoboCup.
Em Schlei (2002), iniciou-se o desenvolvimento de uma linguagem para definição de estratégias de controle de times de robôs jogadores de futebol baseado no ambiente TBSim. Naquele trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma linguagem declarativa para a cons-trução de times de robôs formada por agentes distribuídos. Mais especificamente, aquele tra-balho procura apresentar as características mais relevantes no desenvolvimento desta lingua-gem, concentrando-se principalmente na sua especificação e implementação para tornar a in-terpretação da linguagem pelo agente a mais natural possível.
Tratando-se de times de robôs formados por agentes distribuídos, não é difícil perceber a necessidade da utilização de um Sistema Multiagente (SMA), pois é através das técnicas de SMA que permite aos agentes atuarem de forma cooperativa conforme necessita uma partida de futebol.
As duas principais características de um agente num SMA são perceber e agir. A habi-lidade de comunicar-se faz parte da percepção (quando recebe mensagens) e da ação (quando envia mensagens), assim a comunicação entre agentes está baseada na troca de mensagens (WOOLDRIDGE, 2002). No futebol de robôs, um agente poderá, por exemplo, avisar um ou-tro que este está com a bola, ou que está indo para o ataque e que outro agente deve ficar no lugar dele na defesa. A forma como estas mensagens são trocadas entre os agentes são defini-das por uma Linguagem de Comunicação entre Agentes (LCA).
Uma ferramenta que permite a implementação da comunicação entre agentes é a Simple Agent Communication Infrastructure (SACI), que segundo Hübner (2001), é uma ferramenta que torna a programação da comunicação entre agentes distribuídos mais fácil, em con-formidade com um padrão, rápida e robusta.
O objetivo desse trabalho é estender a Linguagem para Definição de Agentes Robôs Jogadores de Futebol (LARF), apresentada por Schlei (2002), implementando a comunicação entre os robôs utilizando a ferramenta SACI para programação da comunicação entre os agen-tes, para facilitar a criação de estratégias ou jogadas ensaiadas para os times.