Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Emerson Tenfen
Título: A Técnica de Knowledge Discovery In Databases (KDD) Aplicada nas Ocorrências Atendidas pela Polícia Militar
 
Introdução:
A violência, que até algum tempo atrás, deixava as pessoas surpresas, por tratar-se de um fato isolado e raro, hoje tornou-se costumeiro e banal entre todos. No jornal A Notícia de janeiro de 2003, a seguinte notícia, apesar de grave, faz parte do dia a dia de qualquer pessoa que lê jornais, assiste ao noticiário da TV ou ouve rádio:
“O empresário Vilmar Braz, de 30 anos, foi baleado no pé por dois assaltantes que entraram na sua panificadora, no bairro Morro do Meio, em Joinville, na noite de sábado. Braz e sua família acabaram reféns dos bandidos por quase uma hora.” (BRAGA, 2003, p. A9).
Segundo Maldonado (2002, p. 1), define que
“as raízes e as expressões da violência são múltiplas e a escalada da violência nas últimas décadas, em grande número de países, tem atingido proporções consideradas epidêmicas. A questão do controle e da prevenção da violência passou a ser vista como um problema de saúde pública, demandando intervenções em vários níveis.”
Uma das instituições reconhecidas no combate à violência é a Polícia Militar, que atua de forma preventiva e repressiva. A prática de um delito pode ser repensada pelos delinqüentes pelo simples fato de haverem dois policiais fardados próximo ou circulando pelo local. Quando a prevenção falha e acontece algum delito, a Polícia Militar é chamada para atender a ocorrência.
Todas as ocorrências atendidas pela Polícia Militar são registradas e depois de resolvidas são armazenados dados referentes à ocorrência em uma base de dados. A figura 1 apresenta uma ficha de ocorrência que é preenchida pela guarnição de serviço responsável pela ocorrência.
FIGURA 1 - FICHA DE OCORRÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR
Na base de dados do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), ficam armazenados dados como o endereço em que aconteceu a ocorrência, data, horário e natureza da ocorrência.
Tendo em vista os aspectos acima citados, propõe-se desenvolver um aplicativo que, a partir dos dados lidos em ocorrências atendidas pela Polícia Militar, utilize-se da técnica de Knowledge Discovery in Databases (KDD), reconhecendo padrões. O resultado obtido pelo aplicativo será utilizado pela Polícia Militar para auxiliar no controle e distribuição de viaturas pela área de atuação do 10º Batalhão de Polícia Militar.
O tema Data Mining já foi abordado em outros TCC’s como Compolt (1999) e Nardelli (2000), porém a diferença deste trabalho é o domínio da aplicação e o algoritmo a ser usado no processo de Data Mining. Este trabalho propõe-se a implementar o algoritmo C4.5 (RUGGIERI, 2000) que é uma extensão do algoritmo ID3, implementado pelos TCC’s anteriores.