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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Adilson Hasckel
Título: Protótipo de Ferramenta para Maximização da Qualidade de Serviço no Tráfego de Streaming de Áudio em Tempo Real
 
Introdução:
As aplicações multimídia obtiveram uma posição de destaque no atual cenário das redes de computadores, principalmente na internet. A tecnologia de mídia streaming, ou seja, a transmissão de fluxos contínuos de áudio e vídeo proporcionou novas formas de comunicação e de entretenimento em tempo real. Entre estas se destacam as aplicações de audioconferência, videoconferência e de transferência de mídia armazenada em tempo real. Com o surgimento das aplicações multimídia observou-se a necessidade de rever a arquitetura de rede existente, devido às características especiais destas aplicações, que são muito diferentes das aplicações tradicionais da internet. Conforme Melo (2001, p. 1), rigidez no atraso fim a fim (origem e destino da transmissão) e tolerância a perdas mínimas de pacotes na transmissão são as principais características das aplicações multimídia. Para suprir as necessidades destas aplicações, foram criados protocolos especiais para a transmissão multimídia. Estes protocolos possuem informação de tempo, essencial para aplicações de mídia streaming. Um exemplo desta classe de protocolos é o RTP. Segundo Tschöke (2001, p. 23), o RTP não fornece reserva de recursos da rede e nem fornece garantia na qualidade de serviço da transmissão em tempo real, apenas o monitoramento dos dados entregues. Esta falta de qualidade de serviço é um sério problema na transmissão multimídia. Excesso de perdas de pacotes, atrasos e congestionamento da rede durante a transmissão são fatores que poderão afetar a integridade da mídia recepcionada por uma aplicação cliente. Tendo em vista as questões apresentadas, este trabalho propõe a criação de uma ferramenta que vise maximizar a qualidade de serviço no tráfego de streaming de áudio em tempo real. A ferramenta adaptará a taxa de transmissão do fluxo de áudio, baseando-se nas condições da rede, que variam em função de perda de pacotes, atraso na transmissão e a variação deste atraso. Dois aplicativos, um servidor e outro cliente, irão compor a ferramenta. O aplicativo servidor será responsável pela transmissão da mídia previamente armazenada e pelas funções de monitoração e adaptação. O cliente efetuará a solicitação da mídia para apresentação. O protocolo RTP será utilizado para o transporte fim-a-fim das mídias e para o levantamento da qualidade de serviço de recepção do cliente será utilizado o protocolo RTCP.