Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Kobuszewski
Título: Protótipo de Software para Ocultar Textos Compactados em Arquivos de Áudio Utilizando Esteganografia
 
Introdução:
O espetacular crescimento de sistemas de multimídia interligados nas redes de computadores nos últimos anos tem apresentado um enorme desafio nos aspectos tais como propriedade, integridade e autenticação de dados digitais. A busca de mecanismos adequados para proteção das informações cresce na proporção da crescente disponibilidade de sistemas de telecomunicações, estes cada vez mais sofisticados e abrangentes, ressaltando a importância de sistemas de segurança.
A segurança está relacionada à necessidade de proteção contra o acesso ou manipulação, intencional ou não, de informações confidenciais por elementos não autorizados, e a utilização não autorizada do computador ou de seus dispositivos periféricos.
A necessidade de proteção deve ser definida em termos das possíveis ameaças e riscos dos objetivos de uma organização, formalizados nos termos de uma política de segurança (SOARES, 1995).
Um dos métodos mais utilizados e eficientes para a transferência de informações, sem que haja a possibilidade de comprometimento do sigilo, é através da codificação ou cifragem das informações, tornando-as incompreensíveis, conhecida como criptografia.
A criptografia é uma ciência que estuda os princípios, meios e métodos para proteger a confidencialidade das informações através da codificação ou processo de cifração e que permite a restauração da informação original através do processo de decifração. Largamente aplicada na comunicação de dados. Esta ciência utiliza-se de algoritmos matemáticos e da criptoanálise para conferir maior ou menor proteção de acordo com sua complexidade e estrutura de desenvolvimento.
Outro método utilizado, a esteganografia, é uma antiga arte utilizada para embutir mensagens secretas em mensagens aparentemente inofensivas, de forma que previna sua detecção por parte de terceiros. Diferentemente da criptografia, a qual procura tornar a mensagem incompreensível, a intenção na esteganografia é esconder a existência da mensagem, mas o que não impede a utilização das duas técnicas em conjunto, aumentando assim segurança e dificultando ainda mais um possível ataque.
A esteganografia inclui uma vasta disposição de técnicas para ocultar mensagens em uma variedade de meios. Entre esses métodos estão tintas invisíveis, micropontos, assinaturas digitais, canais escondidos e comunicação de espectro espalhado. Hoje, graças à tecnologia moderna, a esteganografia pode ser utilizada em textos, imagens, sons, sinais, e outros.
Segundo Tomás (2002), devido ao alcance do sistema auditivo humano, ocultar dados em sinais de áudio é especialmente desafiador. Os métodos de ocultamento de dados em áudio mais conhecidos são: codificação do bit menos significativo (LSB – Last Significant Bit), codificação de fases, spread spectrum e ocultação de dados no eco.
A fim de aumentar a capacidade do tamanho da mensagem a ser oculta, pode-se adicionar alguma técnica para compressão de dados. A compressão de Huffman é uma técnica de codificação estatística que diz respeito ao uso de um código curto para representar símbolos comuns e códigos longos para representar símbolos pouco freqüentes.
Como sugestão de extensão do trabalho de conclusão de curso de Jascone (2003), que utiliza a esteganografia para ocultar mensagens criptografadas em arquivos de imagens, neste trabalho foi utilizada uma técnica de esteganografia, a fim de desenvolver um protótipo de software para ocultar mensagens em arquivos de áudio. Foi utilizada também a compressão de Huffman para efetuar a compressão dos dados a serem ocultos no arquivo, possibilitando um aumento no tamanho da mensagem a ser incluída.
Um trabalho semelhante foi desenvolvido por John (2004), a qual desenvolveu um sistema capaz de ocultar dados contidos em arquivos de qualquer formato em arquivos de áudio no formato wav. Este projeto foi desenvolvido na linguagem C#, utilizando o método de esteganografia LSB em conjunto com uma técnica para codificação onde são utilizados bytes dispersos dentro do arquivo de áudio, de acordo com um arquivo chave escolhido pelo usuário. Para extrair a informação do arquivo de áudio é necessário além do arquivo de áudio contendo a mensagem, o arquivo chave, efetuando assim a extração da informação de forma
correta.