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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jair de Souza
Título: Protótipo de Ferramenta de apoio ao Treinamento na Construção de Rede de Computadores
 
Introdução:
Desde o surgimento dos computadores modernos, o homem vem criando, inovando e aprendendo mais e mais sobre como tornar mais rápida e perfeita a execução de suas tarefas braçais. Desde então surgem a cada dia mais tarefas a serem automatizadas, não apenas as tarefas braçais como no início da era da automação, mas tarefas intelectuais como sistemas especialistas. Sistemas são capazes de ajudar o homem em tomadas de decisões muito importantes, algumas delas envolvendo ações militares, financeiras e médicas (ZACKER, 2000).
Todos estes recursos que surgiram e evoluem a cada dia, não mais puderam se restringir a um único local físico, a um prédio por exemplo. Este conhecimento, esta tecnologia, criada pela computação moderna, precisou ser transportada para outros horizontes.
A fim de suprir esta demanda de distribuição de informações, criada pelos sistemas computacionais, deu-se início ao estudo de distribuição de dados (ZACKER, 2000).
Inicialmente, estes estudos atendiam apenas pequenas dimensões, a informação passava a ser compartilhada por áreas dentro de um mesmo ambiente, em pequena escala e com pouco tratamento da informação, assim dava-se início às redes de computação departamentais (SOARES, 1995).
Esta tecnologia que previa o compartilhamento de dados dentro de uma mesma localização geográfica, ou, num mesmo local físico, denominou-se de Local Area Network (LAN), ou Redes Locais.
Com o avanço da tecnologia e da capacidade de distribuição de dados através das concessionárias de telefonia, começou a se tornar viável a distribuição destes dados, antes confinados num único local físico, a locais mais distantes. Tornou-se possível a distribuição dos dados entre localidades distantes, entre bairros, entre cidades, estados e posteriormente ao redor do mundo. Esta distribuição em longas distâncias deu origem à tecnologia de Wide Area Network (WAN), ou Redes de Longa Distância (SOARES, 1995).
Com o passar do tempo, estas tecnologias começaram a se estruturar e novos profissionais começaram a criar mais e mais estudos a respeito deste assunto, e atualmente tornou-se praticamente impossível a manutenção dos meios de infra-estrutura e gerenciamento de atividades sem as redes de computadores.
Assim, surgiram equipamentos, softwares e tecnologias para viabilizar as redes como as que se conhece hoje. Segundo Zacker (2000), os dados que atravessam a atual rede mundial têm de superar o desafio de percorrer uma ampla gama de tecnologias de comunicação moderna. Cada pacote é transportado, transmitido, copiado e descartado tão freqüentemente durante sua breve vida que, às vezes, é surpreendente o fato de ele realmente atingir seu destino.
Todo este cenário composto pelas redes reflete diretamente na necessidade de formação profissional de técnicos que darão suporte ao seu funcionamento. Esta formação está muito baseada em atividades teóricas, enquanto observa-se que na pedagogia o aprender-fazendo tem tido sua eficácia comprovada, sobretudo em se tratando de ciências exatas e tecnológicas. As teorias Piagetiana e Skineriana, enquanto distantes no trato da questão ensino-aprendizagem, são uníssonas quanto a importância da atividade prática neste processo (SKINNER, 1981).
Para Fernandes (2001), é preciso enriquecer atividades pedagógicas fazendo com que alunos e pesquisadores participem ativamente do processo. As ferramentas utilizadas e a maneira como são aplicadas são fundamentais para uma percepção mais ampla, rica não só em conhecimentos, mas em experiências. O aluno não se limita a sentar e ouvir o detentor do conteúdo, mas expõe suas dúvidas e exercita. Tutoriais e softwares educativos poderiam ser mais amplamente explorados por mestres e instrutores, em seu uso como ferramenta, e por programadores e analistas, pela sua importância em ambientes de estudo e pesquisa, visto que se sabe ser possível simular qualquer coisa no computador e, se bem projetado, adicionar, modificar e relacionar informações com facilidade, fator que é de fundamental importância ao aprendizado.
Juntos, experiência do profissional da educação, recursos didáticos tradicionais e recursos de multimídia e hipermídia, poderão ilustrar clara e eficazmente um assunto estudado, não importa a qual área pertença (FERNANDES 2001).