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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fábio Marcelo Depiné
Título: Protótipode Software para Dispositivos Móveis Utilizando Java ME para Cálculo de Regularidade em Rally
 
Introdução:
Num tempo não muito além dos dias atuais, possuir um aparelho de telefone celular era um fator de status para as pessoas. Somente uma fatia muito pequena da população, a qual fosse caracterizada por seu poder aquisitivo elevado, teria condições de exibir esses “aparelhinhos” móveis. Aliado a essa situação, surgia o advento das redes de computadores livres dos fios que as interconectavam. Era a chegada de uma inovação na maneira de se comunicar, deixando mais livre a localização desses terminais de acesso à rede. Os dispositivos sem fio oferecem uma conectividade que outros dispositivos não possuem. Em poucos anos o desenvolvimento de aplicações para esses equipamentos tende a aumentar drasticamente, utilizando-se dos recursos que os mesmos têm a oferecer. Entre esses recursos há o ambiente Java. Equipamentos que rodam Java estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, sejam produtos fixos ou móveis, de uso pessoal ou de consumo, e que apresentam freqüentemente, entre outras características, alguma forma de comunicação e um elevado grau de sofisticação em relação às tarefas que executam (dispositivos inteligentes). Geralmente são microprocessadores embutidos em algum dispositivo, como em telefones celulares e eletrodomésticos. Segundo Hopson (1998), Java é uma linguagem de programação independente de plataforma desenvolvida pela Sun Microsystems. Originalmente feita para integrar circuitos de eletrodomésticos, ganhou a Internet, sendo utilizada largamente na Web com objetivo de dinamizar sites e integrar servidores. A utilização de Java deve facilitar a integração de dispositivos móveis aos serviços da Internet - a execução de blocos de softwares baixados pelo aparelho durante a navegação e a utilização de aplicações gráficas são os argumentos para convencer o consumidor. Junte-se a isso a possibilidade de executar jogos multi-usuário, transmissão e visualização de figuras, bem como de fotografias digitais e acesso a sites interativos, como no caso de mapas e gráficos de cotação de ações. A expectativa é grande, e com razão. O usuário poderá personalizar seu aparelho de acordo com as suas necessidades, fazendo a cópia de aplicativos. A vantagem evidente é a possibilidade de atualização permanente do software, não sendo mais necessário que o usuário compre um novo aparelho a cada vez que uma nova aplicação ou serviço seja lançado. Sendo mais fácil de usar que o Wireless Application Protocol (WAP), utilizado nos celulares para navegar na Internet, uma vez que o Java permite interface gráfica personalizável, os fabricantes esperam um salto nas vendas. O desenvolvimento de aplicações Java para celulares é possível utilizando-se o ambiente Java 2 Platform, Micro Edition (J2ME), basicamente uma versão compacta da linguagem padronizada da Sun, destinado ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. A plataforma J2ME oferece para tanto, uma máquina virtual Java, chamada de KVM, pequena o bastante para ser suportada dentro das restrições de memória destes dispositivos. Essa máquina, por sua vez, não suporta todas as classes e funcionalidades do Java. O J2ME é formado basicamente por duas outras especificações. Uma é a Connected Limited Device Configuration (CLDC), que fornece um conjunto de Java API para aplicações sem fio, ou seja, que sejam suportadas pelo dispositivo móvel. Essa especificação fornece as classes responsáveis pela conexão, entrada e saída de dados, classes de manipulações de strings e de operações matemáticas. A outra é a Mobile Information Device Profile (MIDP), que oferece uma biblioteca de interface gráfica para o dispositivo móvel. Essa especificação provê ainda as classes para memória persistente e algumas classes que definem objetos de formulário. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um aplicativo que permita que se entre com as informações referentes a uma planilha de um rally de regularidade e obtenha o processamento dos tempos e deslocamentos do percurso, utilizando um celular que roda aplicações em Java. O protótipo a ser implementado neste trabalho será desenvolvido utilizando-se a linguagem Java para equipamentos portáteis (J2ME).