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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Oni Rogerio Pereira Junior
Título: Protótipo de Software para Disponibilização de um Sinal de Áudio em Tempo Real pela Internet
 
Introdução:
Muitos avanços ocorreram no passado em diversas áreas, mas nenhum obteve o impacto sócio-cultural que a Internet provocou e provoca em uma era globalizada como a que tem-se hoje. Essa nova via de comunicação não foi sequer imaginada por aqueles que estudavam os veículos de comunicação por volta de 1950 ou por aqueles que se dedicaram à ficção científica. Sons, vozes e música agora constituem uma parte integrante da Internet. Segundo Estacio (2001), a Internet evoluiu do simples envio de texto, passando pela troca de imagens e texto, ao conteúdo mais elaborado, chegando agora à transmissão de multimídia. Essa tecnologia evoluiu em função da necessidade do usuário obter informações com rapidez e também devido à deficiência dos estrangulamentos encontrados na rede. Há algum tempo atrás, para se ouvir som pela Internet, era necessário transferir os arquivos de áudio para o computador. Uma vez que os arquivos estivessem no computador, podia-se ouví-los usando softwares de reprodução de áudio especiais e uma placa de som. Porém, como afirma Gralla (1996), o problema é que estes arquivos eram muito grandes, geralmente acima de 10MB, portanto, levavam horas para serem transferidos ao computador antes que pudessem ser reproduzidos. Uma utilização bem melhor e mais recente de áudio na Internet chama-se streaming de áudio em tempo real. O áudio é tratado de uma forma bem mais inteligente, pois não é necessário que o arquivo inteiro seja carregado para então reproduzí-lo. Ao invés disso, é possível ouvir o áudio enquanto este é carregado para o computador. A tecnologia streaming baseia-se em programas dedicados nas duas pontas da linha – servidor e cliente – permitindo que o áudio seja ouvido na medida em que é recebido. Ao invés de criar um arquivo no disco rígido local, cada trecho do som é transferido para a memória e reproduzido imediatamente. Para a recepção deste sinal de áudio existem hoje softwares especializados neste tipo de transmissão, como o Real Player da Real Networks e o Media Player da Microsoft. A facilidade de criação de uma “Rádio Virtual” em termos de custo tem induzido às rádios convencionais conectarem-se à Internet e disponibilizarem sua programação, pois tem sido um diferencial de mercado prático e barato, permitindo que usuários de Internet conectem, por exemplo, uma rádio do Japão estando em um computador no Brasil. Este trabalho pretende mostrar como funciona a transmissão de difusão de áudio em tempo real entre computadores através de uma rede local ou da Internet. Basicamente, um cliente que está conectado a uma rede solicita a recepção de áudio para seu computador. Este cliente se conecta a um servidor de áudio, que transmite pacotes de dados em formato pré-definido através de um protocolo de comunicação. O cliente então, recebe estes pacotes e os decodifica através de um software específico, chamado tocador de mídia, para então reproduzir o áudio em seu computador.