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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Roberto Fabiano Fernandes
Título: Protótipo de um Ambiente de Apoio ao Ensino da Arquitetura TCP/IP
 
Introdução:
Lida-se hoje com um elevado volume de informações, que chegam a todo instante, através dos mais diferentes meios. Algumas dessas informações têm relevância no momento em que se apresentam. Outras, vão fazer sentido somente quando combinadas e integradas a outras informações. A forma como estes conhecimentos se apresentam pode permitir fácil assimilação do assunto ou torná-lo obscuro por muito tempo, dependendo das ferramentas utilizadas e da combinação adequada dos meios empregados. Todo este cenário, composto por pessoas, informações e ferramentas, reflete o ambiente educacional disponível atualmente, onde o importante é a visão global da área de estudo ou pesquisa, seu aprofundamento em sub-áreas e a compreensão de seus mecanismos e processos, e principalmente, o desenvolvimento da capacidade de lidar com informações dinâmicas, que se enquadram e se ajustam conforme a necessidade e os surgimento de novos elementos. O mais importante no processo de aprendizagem não é a detenção de um conjunto de teorias, mas sim, os conhecimentos básicos, o saber buscar informações necessárias no momento em que se aplicam a forma, como utilizar as teorias e os fundamentos nas soluções práticas e como relacionar os resultados da pesquisa com os estudos realizados por outros. Na pedagogia o aprender-fazendo tem tido sua eficácia comprovada, sobretudo em se tratando de ciências exatas e tecnológicas. As teorias Piagetiana e Skineriana, enquanto distantes no trato da questão ensino-aprendizagem, são uníssonas quanto a importância da atividade prática neste processo (Skinner, 1981). Para enriquecer atividades pedagógicas, fazendo com que alunos e pesquisadores participem ativamente do processo, as ferramentas utilizadas e a maneira como são aplicadas são fundamentais para uma percepção mais ampla, rica não só em conhecimentos, mas em experiências. O aluno não se limita a sentar e ouvir o detentor do conteúdo, mas expõe suas dúvidas e exercita. As ferramentas existentes são as mais diversas possíveis e podem ser utilizadas para tornar mais atrativo e interativo o aprendizado. A tecnologia tem sido bastante utilizada e aplicada em favor da educação, principalmente os computadores, que se tornaram praticamente indispensáveis no meio acadêmico, como ferramenta de auxílio a trabalhos e pesquisas. Software educativos e tutoriais são largamente utilizados no ensino das diferentes ciências, propiciando um ambiente onde é possível demonstrar virtualmente o que acontece na realidade. Tutoriais e softwares educativos poderiam ser mais amplamente explorados por mestres e instrutores, em seu uso como ferramenta, e por programadores e analistas, pela sua importância em ambientes de estudo e pesquisa, visto que sabemos ser possível simular qualquer coisa no computador e, se bem projetado, adicionar, modificar e relacionar informações com facilidade, fator que, como colocado a princípio, é de fundamental importância no aprendizado. Juntos, experiência do profissional da educação, recursos didáticos tradicionais e recursos de multimídia e hipermídia, poderão ilustrar clara e eficazmente um assunto estudado, não importa a qual área pertença. A pesquisa realizada visa salientar a importância do uso de um ambiente interativo de ensino, através do desenvolvimento de um tutorial que possa ser utilizado como ferramenta de auxílio ao aprendizado das tecnologias envolvidas nas redes de computadores, em especial as da arquitetura TCP/IP.