Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Siegfried Kreutzfeld Neto
Título: Geração de Código PHP a partir da Ferramenta Case Rational Rose
 
Introdução:
Faz pouco tempo que os desenvolvedores vêm reconhecendo as vantagens e facilidades que um aplicativo web pode oferecer. Da mesma forma, menor ainda foi o tempo que se gastou para a questão do processo de desenvolvimento desses aplicativos. No entanto, qualquer sistema que apresenta uma complexidade um pouco mais elevada, necessita ser planejado e modelado. Baseado nesse contexto, Conallen (1999a) desenvolveu uma extensão para a Unified Modeling Language (UML), com o objetivo de modelar aplicações web.
Esta extensão da UML, desenvolvida e estudada por Conallen (1999a), está presente na ferramenta CASE Rational Rose Enterprise 2002. Assim, usando o Rational Rose, é possível modelar aplicações web utilizando os estereótipos criados por ele, como por exemplo Página Servidor, Página Cliente e Formulário HTML. Estereótipo é um mecanismo de extensão da UML, normalmente usado para indicar alguma especialização significativa nas classes do modelo. Umas das vantagens do Rational Rose é sua capacidade de gerar código a partir destas modelagens.
Geração de código é uma abordagem que reduz o tempo de desenvolvimento e permite que os engenheiros realizem um trabalho melhor, mais criativo e útil, reduzindo código redundante feito a mão (HERRINGTON, 2003). Utilizando-se técnicas de geração de código, o processo de desenvolvimento de um software torna-se mais produtivo, e permite uma manutenção mais fácil. Outra vantagem é que o software será construído com base na descrição dos requisitos, assegurando uma consistência maior. Entre as linguagens que se destinam a web suportadas na versão Rational Rose Enterprise 2002 estão Active Server Pages (ASP) e Java Server Pages (JSP).
ASP e JSP, juntamente com PHP Hypertext Preprocessor (PHP), são as linguagens mais comuns para desenvolvimento de aplicativos para web. O Rational Rose ainda não incorporou a capacidade de gerar código na linguagem PHP. Esta ferramenta possui características que tornam possível o desenvolvimento de extensões, como por exemplo na forma de scripts ou add-ins, que permitem customizar a ferramenta. Para o desenvolvimento de scripts, o Rational Rose incorpora um editor próprio, através do qual o usuário pode inserir seu código. Já um add-in normalmente é programado e compilado em outra linguagem, para depois ser acrescentado à ferramenta. Através destas extensões, é possível personalizar menus, automatizar funções, integrar o Rational Rose com outras ferramentas e até mesmo adicionar novas funções.
O PHP é uma linguagem em forma de script (parte do código Hyper Text Markup Language – HTML, é interpretado pelo browser ou pelo servidor web) que interage no lado do servidor para a criação de páginas dinâmicas (ANSELMO, 2000). É uma linguagem de código fonte aberto, o que permite uma constante evolução e aperfeiçoamento, bem como qualquer customização da linguagem. Sua notação é simples, porém é uma linguagem de funcionamento otimizado, evitando que a execução de seus scripts interfiram na performance do website.
Durante o desenvolvimento deste trabalho, pode-se identificar a ferramenta Umbrello UML Modeller, que possui a capacidade de gerar código para as linguagens C++, Java e PHP, mas não utiliza a notação WAE. Um dos motivos da dificuldade em encontrar uma ferramenta com essa funcionalidade está no fato de que a utilização da UML para web é ainda uma área em desenvolvimento.