Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Claudionor Silveira
Título: Geração Automática de Cadastros e Consultas para Linguagem ASP baseado em Banco de Dados
 
Introdução:
A capacidade de criar softwares não está acompanhando a evolução do hardware (Pressman, 1995). A medida que o tempo passa, os softwares tornam-se cada vez mais complexos, possuindo grande quantidade de funcionalidades. Para Martin (1991), é necessário uma revolução industrial do software, que provavelmente virá das técnicas orientadas a objeto combinadas com ferramentas Computer Aided Software Engineering (CASE), geradores de código, programação visual e desenvolvimento baseado em repositórios. O objetivo deste conjunto de ferramentas é maximizar a reusabilidade de código, construindo e armazenando objetos complexos para posterior utilização, tornando o desenvolvimento de software mais rápido.
Os geradores de código são ferramentas que produzem código sem nenhum erro de sintaxe a partir de projetos, gráficos e especificações de alto nível (Martin, 1991). O código deve ser gerado a partir de tabelas de decisão, regras, diagramas de ação, diagramas de eventos, diagramas de transição de estado, representação de objetos, suas propriedades e relacionamentos, e assim por diante.
A evolução das tecnologias de rede e acesso a Internet provocaram também uma mudança de foco para muitos desenvolvedores. A necessidade das empresas disponibilizarem informações on-line para os seus clientes cresce a cada dia. Para solucionar esse problema, é possível criar um Web Site que interaja com informações contidas em banco de dados. Para isso pode ser utilizada uma linguagem de programação dinâmica. Segundo Buczek (2000), o Active Server Pages, ou ASP oferece aos desenvolvedores da Web meios de ativar seus sites com um conteúdo vivo e dinâmico, movido por uma base de dados. Porém, cria-se uma outra necessidade: permitir a manipulação dessas informações que serão disponibilizadas.
Essa manipulação (inclusão, alteração, exclusão e consulta) funciona de forma semelhante ao sistema local, onde um administrador poderá de qualquer computador que tenha acesso a internet modificar o banco de dados de forma on-line.
Tendo em vista a necessidade dos desenvolvedores Web possuírem ferramentas para geração automática de sistemas de manipulação de banco de dados a partir de uma base de dados previamente criada e modelada, o presente trabalho apresenta uma ferramenta que permite a geração automática de cadastros e consultas para linguagem ASP, baseada em banco de dados.
Esse tipo de ferramenta já é encontrada hoje no mercado (Tegnher, 2001) ou em trabalhos de conclusões de cursos (Dias, 2002). Essas ferramentas permitem ao programador através de várias etapas indicar todas as tabelas e campos que serão utilizados para a geração de códigos fontes para a linguagem ASP. O diferencial da ferramenta que foi implementada neste trabalho está na capacidade de leitura da estrutura de relacionamento do banco de dados gerando de forma mais rápida e resumida os códigos fontes, respeitando as ligações existentes na base de dados.