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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Machado Soares Cabral
Título: Aderência do Software de Informação EStratégica Guru a Norma NBR ISo/IEC 12119
 
Introdução:
Observando sucessos e insucessos em determinados projetos de desenvolvimento de softwares, identifica-se uma certa carência dos “desenvolvedores” em ter uma maneira de controlar a qualidade do seu trabalho, mensurar o índice de satisfação do cliente e obter dados que realmente apontem para uma maior qualidade na implantação desses sistemas. Segundo Pressman (1995,p. 34), para obter um produto final com qualidade a empresa deve estabelecer mecanismos de garantia da qualidade desde o começo de um projeto. Estes mecanismos são difíceis de serem implantados em certas empresas devido a utilização de métodos e ambientes tradicionais pelas equipes de projeto e desenvolvimento de software. Dados estatísticos indicam que entre 50% e 70% de todo o esforço gasto num programa acontece depois que ele é entregue ao cliente. Segundo Fernandes (1995,p. 47), atualmente, as empresas estão reconhecendo a importância econômica do software para a competitividade empresarial e começam a exigir dos seus fornecedores produtos com maior qualidade. As empresas de software por sua vez também estão sentindo que a concorrência está aumentando e se obrigam a melhorar a qualidade dos seus produtos e a revisar seus métodos e ambiente de desenvolvimento. Diante da necessidade das empresas em estabelecer critérios para o acompanhamento dos processos de desenvolvimento de seus produtos, a International Organization for Standardization (ISO - Organização Internacional de Normalização), desenvolveu uma série de Normas para os diferentes setores de empresas. No setor de software existem basicamente dois tipos de padrão de qualidade: qualidade do produto e qualidade do processo de software. Os Sistemas de Informação podem ser definidos como conjuntos de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agrupados segundo uma seqüência lógica para o tratamento dos dados e sua tradução em informações, permitindo às organizações o atingimento de seus objetivos (Stair 1998). Entre os sistemas de informação encontram-se os sistemas de informações estratégicas e de apoio à gestão que têm como base de apoio informacional as informações de processo e quantitativas geradas pelos sistemas operacionais. O Guru® , um sistema feito pela empresa Guru® sistemas ltda, sediada em Blumenau, tem por objetivo fornecer aos administradores um conjunto de informações gerenciais, permitindo que eles tenham uma visão completa do seu negócio (Schoreder, 2002). O Guru® utiliza dados fornecidos por outros sistemas existentes na empresa, tais como a contabilidade, comercial, suprimentos, industrial entre outros. A captação destes dados pode ser feita de forma automatizada ou, como opção, pode-se alimentar manualmente o Guru® com os dados necessários, caso a empresa ainda não esteja informatizada de forma suficiente ou caso existam impedimentos de outra ordem. O Guru® está sendo atualizado para incluir novas características que o permitam aderir a padrões de qualidade. Foi contemplado por esse estudo com a norma ISO/IEC 12119, bem como passará a ter toda uma especificação do produto, fazendo que o produto fique assim mais confiável e de melhor qualidade. Para auxiliar na melhoria deste software foi utilizada a norma ISO/IEC 12119 que é aplicada a pacotes de softwares. Segundo a ABNT (1998) a norma estabelece: a) requisitos de qualidade para pacotes de softwares ; b) instruções de como testar um pacote de software com relação aos requisitos estabelecidos(instruções para teste, em particular para testes que não serão executados pelo fabricante). Essa norma não trata de processos de softwares (tampouco atividades e produtos intermediários); trata somente de pacotes de software na forma como são oferecidos e liberados para uso. As definições da norma tratam da função, documentação de requisitos, descrição do produto, documentação do usuário, documentação de pacote e guia de teste.