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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eliomar Russi
Título: Avaliação da Qualidade de Sites Acadêmicos Baseado na Norma NBR 13596
 
Introdução:
Buscar saber qual o nível de satisfação dos clientes tornou-se fundamental para qualquer atividade comercial. Nas instituições universitárias não é diferente, pois neste mundo globalizado, a grande maioria das regras impostas ao mercado afetam diretamente as fundações educacionais, e neste sentido, há uma necessidade clara de se apurar quem está melhor preparado do que seu concorrente, aliás, concorrência esta que aumenta a cada dia, basta visualizar o número de universidades abertas nos últimos anos no Brasil e mais especificamente, em Santa Catarina. Segundo Winckler & Pimenta (2002), a world wide web (www) ou simplesmente web, foi criada pelo britânico Tim Berners-Lee em 1989 como uma solução para os problemas de intercâmbio de informações entre os pesquisadores. Desde então, a tecnologia para construção de interfaces web vem sendo progressivamente incrementada, permitindo o desenvolvimento de aplicações cada vez mais completas e conseqüentemente complexas. No início, a web era apenas um ambiente para publicação de documentos no formato texto, sendo que atualmente há a incorporação de muitas outras tecnologias de interface, como por exemplo: ActiveX, Java, JavaScript, entre outras. Durante este processo evolutivo, o número de usuários e de sites cresceu exponencialmente, pois a web tornou-se acessível a uma gama considerável de pessoas em todo o mundo, contando com uma vasta quantidade de aplicações; contudo, observa-se que tal popularidade não implica necessariamente em usuários satisfeitos, pois muitos sites da web são visitados apenas uma vez pela mesma pessoa. Em muitos casos, isto ocorre não pelo motivo de que o conteúdo do site não os interessa, mas sim porque eles não encontram a informação totalmente desejada, ou mesmo, numa ordem esperada. O site neste quesito é de fundamental importância, pois atualmente é um dos meios de comunicação mais utilizados entre clientes e empresas, transformando-se no cartão de visitas eletrônico, basta conferir o grande número de internautas que navegam na grande rede (internet) diariamente e visitam as páginas acadêmicas por exemplo. Ao invés de navegarem aleatoriamente, muitas pessoas acessam diretamente um pequeno conjunto de sites que classificam como favoritos em função do conteúdo e da qualidade das informações. Eles procuram por informações específicas e vários elementos visuais utilizados para atraí-los passaram a ser considerados dispersivos. De acordo com Rocha et al. (2001) a web é um ambiente complexo e, conseqüentemente, a avaliação de produtos de software web é uma tarefa difícil dado o conjunto de características particulares envolvidas. Essa dificuldade se deve também, em parte, ao fato de que a web deixou de ser “orientada a documentos” para ser “orientada a aplicações”. Isto exige um processo de garantia da qualidade que considere diferentes aspectos que abrangem desde a qualidade da interface no que se refere a uso de recursos gráficos e cores até a necessidade de garantir a correção do conteúdo disponibilizado e a segurança das informações e de acesso. Quando se pensa em qualidade de um “produto físico” é fácil imaginar padrões de comparação, provavelmente ligado às dimensões do produto ou alguma outra característica física. Quando se trata de sites, como definir exatamente o que é a qualidade ? A ISO já pensou bastante sobre o assunto. O suficiente para publicar uma norma que representa a atual padronização mundial para a qualidade de produtos de software. Esta norma chama-se ISO/IEC 9126 e foi publicada em 1991. Ela é uma das mais antigas da área de qualidade de software e possui o seu formato traduzido para o Brasil, publicado em agosto de 1996 como NBR 13596. Esta norma lista o conjunto de características que devem ser verificadas em um software para que ele seja considerado um “software de qualidade”, sendo que neste caso, um “site de qualidade”, pois esta norma também é utilizada no conceito de implementação de sites, até porque até o presente momento não foi publicada nenhuma normalização específica para este tema. Diante disto, procurou-se criar um roteiro de avaliação de sites, analisando basicamente os sites acadêmicos dos cursos de graduação de instituições universitárias, visando principalmente buscar a satisfação em relação ao conteúdo expresso, realizando isto através de critérios de qualidade previstas na norma NBR 13596. Entende-se por site acadêmico, um site útil para a comunidade universitária, como por exemplo o site dos cursos de Ciências da Computação, ao qual podem conter dados relevantes como: currículo do curso, professores, horários e estrutura física.