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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Adriano Kasburg
Título: Avaliação da Qualidade de Software de Gestão Integrada Utlizando as Normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598-1
 
Introdução:
Os sistemas integrados surgiram no fim da década de 50, segundo Stavros (2001). Com a aceleração da evolução tecnológica, as empresas perceberam que era muito caro e demorado desenvolver internamente sistemas para atender às suas necessidades. Surgiram então empresas especializadas que forneciam pacotes para várias atividades como o faturamento, contabilidade e recursos humanos. Mesmo assim faltava uma visão de conjunto, uma integração. Os sistemas integrados de informação alteram o perfil das empresas e do administrador, em qualquer nível hierárquico, e a forma de se trabalhar. Com os sistemas integrados, o administrador pode saber, em tempo real, a posição de seu estoque de produtos acabados, o valor de venda de determinado produto, a posição do fluxo de caixa, quais são seus devedores, quanto eles devem, qual a previsão dos pagamentos e decidir em tempo real. Existem no mercado várias empresas oferecendo sistemas integrados de informação, como o SAP (Systemanalyse and Programmentwicklung) e Baan (Business software & services). Estes são de porte internacional. Já no mercado local tem-se a Datasul, Microsiga, Mult Sistemas, Sênior e Benner. Todos eles são baseados em estruturas semelhantes. Uma das grandes dificuldades para as empresas é a seleção e avaliação de um pacote de gestão integrada devido a sua complexidade e principalmente alto custo. Neste contexto a avaliação da qualidade destes softwares mostra-se bastante útil. Qualidade de software é um tema que atualmente está em evidência devido à preocupação com os custos na manutenção de software e a baixa conformidade nos requisitos dos mesmos. Para isso a Organização Internacional de Padrões (ISO) publicou a norma que representa a atual padronização mundial para qualidade de produtos de software denominada ISO/IEC 9126, que em conjunto com a norma de qualidade ISO/IEC 14598-1 é usada para fazer verificação de qualidade de produtos de software. Segundo Koscianski (1999), as normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598-1 têm por objetivo estabelecer requisitos e instruções a respeito de como testar um pacote de software em relação aos requisitos estabelecidos para o pacote. Para que seja feita a aplicação correta destas normas, as mesmas deverão especificar os requisitos de pacote de software, definir um modelo para apresentação de produto e estabelecer um esquema de avaliação ou certificação. A qualidade representa um fator essencial no desenvolvimento de um software, fato que contribui para o surgimento de diversas abordagens de avaliação da qualidade. Segundo Wangenheim (1999) e Fernandes (1995), com a utilização da abordagem Goal Question Metric (GQM), cada vez mais será possível ter a compreensão dos produtos e processos de software, fazer a gerência de projetos de software e focar em um melhoramento contínuo dos sistemas. A abordagem GQM é o mecanismo usado para definir e avaliar um conjunto de objetivos operacionais usando métricas. Essa abordagem representa uma sistemática para ajuste e integração de objetivos com modelos de processos, produtos e perspectivas de qualidade de software, baseadas em necessidades específicas do projeto e da organização. Pretende-se neste trabalho aplicar métodos de avaliação da qualidade de software para o segmento de pacotes de gestão integrada. Para isso são relevantes o estudo de algumas normas (como as citadas) e o domínio da aplicação (gestão integrada).